Subordinado ao tema “Violência Doméstica: Uma Responsabilidade de Todos e de Cada Um!” vai realizar-se, no próximo dia 29 de novembro, no Centro de Interpretação de Cultura Local de Castelo de Paiva, um seminário promovido pela autarquia e relacionado com o combate à violência doméstica.
O combate à violência doméstica exige a união de esforços individuais e coletivos, sendo um desafio que interpela não apenas vítimas e agressores, mas todos nós enquanto cidadãos. Daí, reconhecer a responsabilidade, agir e fomentar uma cultura de respeito e igualdade são passos indispensáveis para transformar essa realidade.
Para a entidade promotora da iniciativa, importa que todos sejam aliados desta luta, até porque, combater a violência doméstica é salvar vidas e construir um futuro mais justo para todos.
O programa apresentado contempla uma sessão de abertura, com uma apresentação da Academia de Música de Castelo de Paiva e a intervenção do presidente de Castelo de Paiva, José Rocha.
Pelas 10h15 tem início o Painel I, orientado para os seguintes temas: “Criança: como vítima no processo de Violência Doméstica e no contexto de regulação das responsabilidades parentais”, depois “Crime de Violência Doméstica – o que proteger na atualidade? Criança como vítima”, e, ainda, a Violência Doméstica em Castelo de Paiva: retratos dispersos.
Pelas 11h15 inicia-se o Painel II, com a abordagem do “Trabalho em rede – vantagens da integração da UNIDAS – Rede Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica “.
O Painel III vai abordar as Boas Práticas na Intervenção em Rede: Contexto do Agressor. E o Painel IV vai falar da Responsabilidade Social Empresarial: Impacto e Compromisso com a Comunidade.
Para encerrar haverá ainda a intervenção de Cristiana Ferreira, chefe de Divisão de Educação, Inovação Social e Bem-Estar, e um Porto de Honra com apresentação final pela Academia de Música de Castelo de Paiva.