O salão nobre da Câmara Municipal de Penafiel acolheu na manhã da passada terça-feira, 5 de outubro, uma cerimónia de comemoração do Dia Mundial do Cuidador Informal.
Organizada pela autarquia, em parceria com a Segurança Social, a cerimónia prestou homenagem a vários dos 172 cuidadores informais do concelho, que têm estatuto reconhecido.
Manuela Miranda, da Segurança Social, destacou a importância da iniciativa, que pretendeu homenagear, “de forma diferente”, o facto de os presentes terem estatuto de cuidador informal. “Temos vários cuidadores informais em Penafiel, mas nem todos têm o estatuto reconhecido”, referiu Manuela Miranda, dando nota de que no concelho existem 172 pessoas com estatuto reconhecido.
O concelho de Penafiel foi pioneiro na implementação deste projeto piloto direcionado para os Cuidadores Informais, e desde 2018 que tem uma bolsa de cuidadores. Em 2021, a Segurança Social e a Saúde foram desafiadas a implementar o projeto “Capacitação do Cuidadores Informais” e o Município de Penafiel tornou-se parceiro do mesmo.
Agora, a Câmara Municipal de Penafiel quer criar uma bolsa de cuidadores, para que em alguma circunstância ou necessidade, um cuidador possa encontrar alguém que o possa auxiliar ou substituir. “E estes convívios permitem que se conheçam, que convivam e que ganhem a confiança uns nos outros para, em caso de necessidade, terem ajuda de um outro cuidador”, concluiu.