A XVIII Semana Gastronómica do Capão à Freamunde vai acontecer entre os dias 1 e 13 de dezembro e decorreu, na tarde de hoje, a apresentação do certame, com um Show Cooking com o chefe estrela Michelin, António Loureiro, no Glicínia Boutique Hotel.
Durante a apresentação, foram conhecidos os novos “embaixadores do capão” da edição, enquanto o chefe António Loureiro preparava quatro pratos de capão que “fugiam ao tradicional”.
O gastrónomo Fernando Melo, comentou o preparo de todos os pratos, em conjunto com a apresentadora Ana Viriato. O gastrónomo referiu-se aos novos embaixadores, dizendo que para além do respeito ao preparo tradicional do prato, vamos assistir a “criatividade, liberdade de pensamento e de execução para o capão”.
O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, revelou que, este ano, os restaurantes onde se pode provar o tradicional capão, são nove e que, por mais um ano, deseja aliar ”a tradição à modernidade”, sendo que a feira do capão traz milhares de pessoas ao concelho.
Arménio Ribeiro, presidente da junta de freguesia de Freamunde, foi um dos sócios fundadores da Semana Gastronómica do Capão à Freamunde e mostrou uma grande felicidade em ver a iniciativa “chegar à maioridade”. Referiu ainda que ”o capão é intocável e o tradicional acaba por ser um prato único no país”, no entanto, reconheceu a importância das “novas abordagens” que o prato tem vindo a adquirir.
O presidente do Turismo e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, a veterinária municipal Joana Monteiro e o presidente da AJAF – Associação Juvenil ao Futuro, também estiveram presentes durante a apresentação e referiram a “grande importância” que o capão e que a feira do capão têm para Freamunde, para a região do Vale do Sousa e para todo o norte do país.



















































































