A segunda sessão do Ciclo de Conferências, organizado pelo PDS de Lousada, com o mote “LOUSADA, que futuro?”, decorreu no dia 7 de novembro e, teve como oradores a arquiteta Carla Lança e o empresário Pedro Valinhas.
Durante a sessão, foram abordados temas como urbanismo, habitação, densidade populacional na vila de Lousada, rede viária, trânsito, rede de transportes, zonas industriais, comércio, indústria, associativismo empresarial, formação, ação social e desporto.
O presidente do PSD de Lousada, Leonel Vieira, interveio no encerramento da sessão, para se debruçar sobre dois temas, anteriormente abordados durante a conferência, nomeadamente, o urbanismo e as dificuldades que atravessa o setor da confeção de vestuário.
Leonel Vieira lamentou “o silêncio e a inação do presidente da Câmara Municipal de Lousada e da senhora vereadora com os pelouros do emprego e das atividades económicas relativamente à situação difícil por que está a passar o setor industrial da confeção de vestuário”, alertando que, “nos últimos meses, encerraram várias empresas e centenas de lousadenses foram para o desemprego”.
Referindo-se ao tema urbanismo, Leonel Vieira referiu que “apesar da desmaterialização dos processos que chegou à Câmara Municipal de Lousada com dez anos de atraso, mantém-se a opacidade e continuam a vender dificuldades para manter a política do beija-mão”.


