Comemorou-se ontem, 5 de novembro, o dia Mundial do Cuidador Informal.
A data foi assinalada pela autarquia lousadense, que definiu novembro como o Mês do Cuidador em Lousada, e passou a designar o presente mês também como o Mês Municipal do Cuidador em Lousada – Eu Cuido. Tu Cuidas. Lousada Cuida.
Em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia assinalaram a data no Auditório da Escola Secundária realiza-se um espetáculo cultural.
O momento começou pelas 15h e contou com a autuação dos Cavaquinhos da USALOU, Universidade Sénior de Lousada, de declamação de poesia, de uma atuação de fado e outra de canto.
A equipa de cuidadores informais protagonizou um espetáculo de teatro que arrancou muitas gargalhadas à plateia, que esteve bem composta.
O encerramento fica a cargo de duas atuações do grupo de dança school dance.
A autarquia, o Centro de Apoio ao Cuidador Informal de Lousada (CACIL), a Segurança Social e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) apresentam atualmente uma resposta integrada de apoio ao cuidador.
No concelho estima-se a existência de cerca de 500 cuidadores que prestam milhares de horas de cuidados, que vão desde os cuidados de supervisão à substituição completa da pessoa cuidada. Estima-se que, anualmente, em Lousada, estes cuidadores prestem cuidados na comunidade entre 17 e 214 milhões de euros.










































































































































