31 outubro 2025, 20:27
Mais
    InícioCasos de PolíciaPROTEÇÃO CIVIL REGISTOU 68 OCORRÊNCIAS ATÉ ÀS 7H DEVIDO À CHUVA

    PROTEÇÃO CIVIL REGISTOU 68 OCORRÊNCIAS ATÉ ÀS 7H DEVIDO À CHUVA

    Published on

    Entre a 00h e as 7h da manhã desta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 68 ocorrências relacionadas com o mau tempo, a maioria inundações em vias públicas e estruturas, sobretudo na Área Metropolitana do Porto.

    De acordo com José Costa, da ANEPC, que adiantou à agência Lusa “não há registo de vítimas nem de danos graves”, apesar da intensidade da chuva que se fez sentir durante a madrugada.

    Das 68 situações reportadas, 59 corresponderam a inundações, três a quedas de árvores, duas a operações de limpeza de vias e quatro a movimentos de massa. A Área Metropolitana do Porto concentrou 57 das ocorrências, enquanto as restantes se distribuíram pelas regiões do Ave e do Cávado.

    Segundo José Costa, foram empenhados 105 operacionais, com o apoio de 35 veículos.

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje e sábado um agravamento do estado do tempo em Portugal continental com chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões do norte e centro, vento e agitação marítima.

    Sob aviso laranja por causa da chuva estão também hoje os distritos de Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria e Braga, passando depois a amarelo até às 15h de sábado.

    O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

    Por causa do mau tempo, a ANEPC emitiu na quinta-feira, 30 de outubro, um aviso à população para comportamentos preventivos devido à previsão de chuva forte, vento e possibilidade de cheias ou inundações nos próximos dias.

    Fonte da ANEPC disse à agência Lusa que o nível de prontidão foi elevado para 3, o que significa uma maior capacidade de resposta dos operacionais.

    O agravamento das condições meteorológicas está associado à previsão de inundações em zonas urbanas, cheias e contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes dos incêndios rurais.

    A Proteção Civil alertou para a necessidade de garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placas e outros materiais suspensos.

    Também a Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou na quinta-feira os condutores para o mau tempo previsto para os próximos dias, que aumenta o risco de acidentes rodoviários.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    A GUERRA RUSSA CONTRA A UCRÂNIA E O SONHO EUROPEU

    No âmbito do Ciclo de Conferências “40 Anos de Portugal Europeu”, integrado nas comemorações...

    FELGUEIRAS PROMOVE SESSÃO DE LEITURA INFANTIL COM “A MENINA COM OS OLHOS OCUPADOS”

    No próximo dia 8 de novembro de 2025, pelas 15h30, o Município de Felgueiras...

    DESPISTE NA VARIANTE DO CAVALUM DEIXA VÍTIMA ENCARCERADA

    Esta sexta-feira, 31 de outubro, pelas 15h13, foi registado um despiste na Variante do...

    EXECUTIVO DE PAREDES DEFINE PELOUROS PARA O MANDATO 2025/2029

    O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, apresentou esta sexta-feira, 31 de...

    MUNICÍPIO DEFINE DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS PARA O MANDATO 2025-2029

    Em Reunião de Câmara, no dia 29 de outubro, foram definidos os pelouros para...