O Município de Lousada integra o consórcio europeu do projeto Stereotype Trap, uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, através do programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores, que tem como entidade coordenadora o Município de Ontinyent, em Espanha.
O projeto, que arrancou no início de dezembro de 2024 e terá a duração de 24 meses, junta oito parceiros europeus: os municípios de Lousada (Portugal), Grande-Synthe (França), Alba Iulia (Roménia) e Athienou (Chipre); a ONG Fattoria Pugliese Diffuse (Itália); o Centro de Formação de Celje (Eslovénia); e a organização BCLL (Bulgária).
O Stereotype Trap tem como principal objetivo promover a igualdade de género entre os jovens, desafiando preconceitos e comportamentos enraizados que perpetuam desigualdades, sobretudo nos contextos doméstico e familiar. Ao longo do projeto, serão desenvolvidas ações de sensibilização, oficinas e atividades educativas dirigidas à juventude europeia, incentivando a reflexão crítica e a mudança de atitudes.
Enquanto parceiro do projeto, o Município de Lousada pretende envolver os jovens lousadenses e a comunidade em geral na promoção da igualdade de oportunidades entre géneros, reforçando o compromisso do concelho com uma educação baseada no respeito e na inclusão.