De 20 a 26 de outubro, Penafiel volta a ser a cidade das palavras com a 18.ª edição do Festival Literário Escritaria, que este ano homenageia Maria do Rosário Pedreira – poeta, editora, letrista e autora de literatura infantojuvenil.
Ao longo de 36 anos de carreira, Maria do Rosário Pedreira destacou-se como uma das figuras mais influentes da cultura literária portuguesa contemporânea. É autora de obras poéticas marcadas pela reflexão e pela emoção, coautora das coleções O Clube das Chaves e Detective Maravilhas e letrista de fados para Carlos do Carmo, Ana Moura e António Zambujo. Como editora, lançou nomes como José Luís Peixoto e Valter Hugo Mãe.
O programa do Escritaria inclui concertos, debates, performances, exposições e oficinas, com a participação de artistas e escritores como Aldina Duarte, Capicua, José Luís Peixoto, Luísa Sobral e Pedro Lamares. Destaque para a edição inédita de “Caçador de algas”, livro de contos da homenageada preparado especialmente para o festival.
Com entrada gratuita, o Escritaria é o único festival literário português que celebra autores vivos de língua portuguesa. Criado em 2008, já homenageou nomes como José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto e Ana Luísa Amaral.