O lousadense António Cunha foi agraciado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, com a medalha de Paz e Desenvolvimento, no âmbito dos 50 anos da independência do país.
O empresário, Cônsul Honorário de Angola em Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Alta, preside à administração de cerca de duas dezenas de unidades comerciais e industriais, a maioria com interesses em Angola, entre as quais a 7 Cunhas, considerada em 2011 pelo Governo central como a empresa de construção melhor organizada no país.
Condecorado pelo Governo português com a Medalha de Honra de Mérito Desportivo, foi vice-presidente da Associação Desportiva de Lousada e do Grupo Desportivo de Chaves, presidente da Associação de Futebol de Vila Real (a ele se devendo a construção da sede) e presidente da Mesa da assembleia geral. Presidiu, ainda, à assembleia geral do Nervir, Núcleo Empresarial de Vila Real.
Em Caíde, onde nasceu a 30/3/1957, foi fundador e presidente do Caíde de Rei Sport Clube, da Associação de Voluntários e da Rádio Voz Caidense, e presidente da Junta de Freguesia (1990-1993) e da Casa do Povo, recebendo em 2013 a Medalha de Prata de Mérito Municipal de Lousada.