Em jogo a contar para a 6ª jornada da série 5 da 1ª Divisão da Associação de Futebol do Porto, os Pienses perderam, em Felgueiras, diante o Lixa B, por 3-2. Ao intervalo, a formação do concelho de Lousada já vencia por 2-0, com golos de Ruca e Gelson, mas o Lixa B operou a reviravolta na segunda parte, com tentos de Diogo Martins e Miguel Cariqueu, que bisou.
O treinador do emblema secundário do Lixa, Vítor Silva, considera que o resultado é justo e que o triunfo foi especial.
“Entramos na primeira parte de forma apática, ainda a ler o adversário e com isso não colocamos em prática o nosso futebol e jogamos de forma muito tímida. O nosso processo, apesar de bem trabalhado, não estava a produzir o esperado. Com isso sofremos o primeiro golo, numa jogada de insistência do nosso lado direito. Passados três minutos, sofremos o segundo golo, numa jogada em que os meus jogadores ficaram à espera de uma decisão do árbitro, que tal não sucedeu e consentimos novo golo. Decidimos operar duas substituições no corredor lateral direito. A equipa estava bem em jogo, a praticar as dinâmicas pedidas e com entrosamento entre todos os intervenientes e apenas aí verificamos a necessidade de algo novo. Ao intervalo foi fácil pedir aos jogadores o que fazer e com a qualidade e vontade de mudar o rumo dos acontecimentos tudo se tornou mais fácil. Assim, logo a abrir o segundo tempo marcamos dois golos, ambos de bola parada, sendo que o segundo teve uma grande execução por parte do Miguel Cariqueu. Controlamos o jogo, durante toda a segunda parte e o terceiro golo acaba por surgir com naturalidade após a conversão de uma grande penalidade”, explicou.
“Foi um resultado justo, que peca pela nossa finalização, perante um adversário que desafiou a nossa capacidade de superação e entrega, o que tornou o nosso primeiro triunfo ainda mais especial”, acrescentou.
Já o técnico dos Pienses, Joel Mendes admite que o jogo foi equilibrado, mas a sua equipa não obteve o resultado pretendido.
“Foi um jogo com uma elevada importância, mas, infelizmente, acabou por não nos correr bem e não conseguimos obter o resultado pretendido. Foi um jogo sempre muito equilibrado, onde aproveitamos as primeiras oportunidades para nos adiantar no marcador e fazer o 0-2, ainda cedo na partida. A partir daí, o Lixa B esteve melhor e, principalmente, de bola parada foi criando algumas oportunidades, mas nós em algumas saídas provocamos perigo. Ao intervalo estávamos a ganhar e a fazer uma exibição algo interessante. Na segunda parte, infelizmente, começamos a cometer faltas e, num livre, o Lixa B conseguiu reduzir e ficamos nervosos com a situação. Passados poucos minutos o Lixa B noutro livre, bastante longe, conseguiu fazer um golo direto e empatar a partida. Conseguimos de novo equilibrar e o jogo podia cair para qualquer lado. Já perto do final, num desequilíbrio, um jogador do Lixa B conseguiu isolar-se e foi derrubado, o que resultou num penálti, que deu o 3-2 final. O adormecimento da nossa parte, com falta de agressividade e nervosismo levou a mais uma derrota”, explicou.
“Teremos de trabalhar, ainda mais, para ganhar e tirar o clube do fundo da classificação”, vincou. Com este resultado, o Lixa B somou o primeiro triunfo da temporada e passa a ocupar o 11º posto da tabela classificativa com três pontos. Na próxima jornada, no domingo, dia 3 de novembro, o conjunto secundário do Lixa recebe o Macieira. Os Pienses continuam sem conhecer o sabor da vitória na competição e seguram a lanterna vermelha com apenas um ponto amealhado, mas com uma partida a menos. O conjunto do concelho de Lousada vai realizar o jogo em atraso da 5ª jornada, em casa, diante o Airães, no dia 23 de outubro, às 21:00. Para a segunda eliminatória da Taça da Associação de Futebol do Porto, no domingo, dia 27, os Pienses recebem o Valonguense, formação do concelho de Valongo que compete dois escalões acima.
Complexo Desportivo da Lixa, em Felgueiras
Ao intervalo: 0-2.
Lixa B: Marco, Diogo Teixeira (Jorge Teixeira, 36), Ricardo Rocha, Hugo Queiroz, Tiago Sousa, Tiago Ribeiro, Miguel Cariqueu, Leonardo Silva, Paulo Lopes (Ian Couto, 90), Zé Bruno e Gonçalo Mesquita (Diogo Magalhães, 36).
Treinador: Vítor Silva.
Os Pienses: Moretto, Nino, André Moreira (Fábio Cunha, 82), Natas, Tiago Pinheiro, Jorge Daniel (Luís Moreira, 82), Couto, Helton Santiago (Meneses, 58), Daniel Pinto (Ren, 58), Ruca (Rodrigo Machado, 65) e Gelson.
Treinador: Joel Mendes.
Árbitro: Tiago Freitas.