17 janeiro 2026, 14:21
Mais
    InícioNacionalMau tempo provoca inundações e quedas de árvores na zona do Tâmega...

    Mau tempo provoca inundações e quedas de árvores na zona do Tâmega e Sousa

    Published on

    Todos os concelhos de Portugal estiveram sob avisos meteorológicos laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) desde as 6h da passada quinta-feira, devido à chuva, vento e agitação marítima. Na zona do Tâmega e Sousa foram registadas cerca de 80 ocorrências até à manhã do dia 19 de outubro, de acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa.

    As ocorrências mais significativas foram inundações, quedas de árvores e alagamentos, sendo que os concelhos mais afetados do Tâmega e Sousa foram Penafiel, Paços de Ferreira e Amarante. Não houve registo de feridos.

    Quedas de árvores e inundações em Paços de Ferreira

    Em declarações ao Terras do Vale do Sousa (TVS), a proteção civil de Paços de Ferreira deu conta de algumas quedas de ramos e de árvores, sendo que para além de caírem para a via pública, duas delas caíram em cima de viaturas. Decorreram inundações em vias municipais e em habitações, devido às águas pluviais, mas sem necessidade de realojamento. As situações foram pontualmente resolvidas. Decorreram também deslizamentos de terras e pedras para a via pública e a danificação de outdoors publicitários, no entanto, a autarquia pacense já procedeu à limpeza dos locais afetados.

    No concelho, a rua do Viso, a rua da Ponte e a avenida Martins da Costa, estiveram cortadas na manhã da passada quinta-feira, devido ao transbordo dos rios e ribeiras locais, que provocaram lençóis de água na via pública.

    Os serviços municipais da proteção civil estiveram presentes no local, assim como A GNR, os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e Freamunde, e a Polícia Municipal.

    Deslizamento de muros em Penafiel

    A Proteção Civil de Penafiel revelou ao TVS que, no concelho, decorreram várias ocorrências no mesmo período, tais como deslizamento de muros, quedas de árvores e a danificação de uma estrada no lugar de Milhundos, na freguesia de Penafiel. Ainda assim, a Proteção Civil revela que não se registaram feridos, nem transbordo de rios e ribeiras no local. As equipas camarárias estiveram no terreno a limpar pedras e terra, assim como os bombeiros voluntários do concelho.

    A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou, ainda, quase 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 00h e as 7h30 do dia 19, na Área Metropolitana do Porto, que não causaram vítimas nem danos avultados.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    CRÓNICA DE CARLOS MARTINS: A VENEZUELA

    A Venezuela já foi um país rico e próspero da América do Sul, mas...

    CRÓNICA DE BEATRIZ LEITE RIBEIRO: ATRAVESSAR O ATLÂNTICO COM 20 ANOS? EIS UMA HISTÓRIA QUE VALE A PENA CONHECER

    Para fechar o ano, e como já é habitual, o jornal Público, à semelhança...

    PORTUGAL ARRANCA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL FEMININO 2027 EM PAÇOS DE FERREIRA

    A seleção feminina de Portugal inicia a campanha de qualificação para o Mundial 2027...

    LOUSADA LANÇA SESSÕES GRATUITAS DE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS

    O Município de Lousada, em colaboração com a Associação de Cultura Musical, vai iniciar...

    LOUSADA ORGANIZA FORMAÇÃO GRATUITA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS SOBRE FINANÇAS E FINANCIAMENTO DE CLUBES

    O Município de Lousada vai promover, no dia 30 de janeiro, uma ação de...