A história da empresa, que hoje é PMEE Líder, começou há 30 anos pelas mãos e cabeça de António Magalhães, o fundador da empresa Ferragens e Materiais de Construção do Vale do Sousa, Lda.
Nascido na freguesia de São Miguel, no concelho de Lousada, mas crescido e criado em Meinedo, e órfão de pai desde tenra idade, António Magalhães começou a trabalhar bem cedo e foi o trabalho que o fez chegar onde está hoje. Construiu uma empresa “cimentada” e estruturada no mercado da comercialização de produtos de construção civil.
Intitula-se como uma pessoa corajosa e diz não saber como tem resistido a todos os obstáculos, mas garante que tudo compensou. É um homem de fé e agradece pela saúde de ferro que Deus Lhe tem dado. De uma pequena loja criada em Meinedo, em 1973, construiu aquela que é uma das maiores firmas de materiais de construção civil da região do Vale do Sousa.
Para isso, conta também com a ajuda da filha, Ana Maria Magalhães, que é licenciada em letras, e começou “do zero” a ajudar o pai na gestão da empresa. Contou, inicialmente, com o apoio do irmão, Gabriel Magalhães, já falecido, a quem “atribuí” o mérito de ter posto “a máquina a funcionar”.
A filha é a gestora de uma empresa que conta com um espaço situado na rua do Comércio, nº 252, (perto da Pista da Costilha), em Lousada, para além de um estaleiro com 10.000m ₂ de extensão.


“Temos de trabalhar por gosto e esse é o segredo”
Ana Maria Magalhães assume que o início foi bastante difícil, porque, “no princípio, a casa não era conhecida” e, conta, “havia dias em que não entrava um cliente na loja. Passámos por momentos difíceis, mas soubemos ultrapassar isso com uma boa gestão. Aqui, fazemos a gestão aos cêntimos. Somos muito organizados.
Para isso, pai e filha contam com a ajuda dos 12 funcionários que completam o resto da “equipa. Temos uma boa equipa. São um por todos e todos por um. Eles vestem a camisola e nós, sem eles, não éramos ninguém”, assume a gestora.
Promoções semanais e vasta exposição
Na loja ampla e com uma excelente luminosidade, o cliente pode apreciar uma requintada exposição com uma enorme diversidade de produtos, de diferentes marcas e para todo o tipo de gostos. Do mais requintado ao mais conservador, o difícil é mesmo escolher.
O espaço tem também a venda de produtos desde a pichelaria, passando pelas tintas, ferramentas, alicerces, estrutura, sanitários ou azulejos são milhares de produtos à disposição do cliente.
Responsabilidade social
A satisfação do cliente é importante, mas a responsabilidade social da empresa é também um fator que Ana Maria Magalhães e António Magalhães atribuem especial importância.
Todos os anos, na Páscoa e no Natal, contribuem com o pão-de-ló, bolo-rei e bacalhau para as paróquias de Boim, Cristelos, Pias e Silvares. E estão presentes na iniciativa “dispensa solidária”.
Para além disso, colaboram com a Associação do Cuidador Informal da Santa Casa da Misericórdia de Lousada.
“Gostamos muito de ajudar as pessoas do nosso concelho”, assumem pai e filha.


Ferragens Vale do Sousa leva cliente a Cabo Verde
Para assinalar o 30.º aniversário, a empresa Ferragens e Materiais de Construção do Vale do Sousa, Lda. quer dar “um presente” aos clientes. Assim, numa compra superior a 2.500€ (+ IVA) em artigos de casa de banho (cerâmicos, sanitários, móveis, torneiras), até 31 de dezembro de 2023, fica habilitado a ganhar uma viagem a Cabo Verde para duas pessoas, em 2024.


