O amor entre pai e filha demonstra-se no carinho que, todos os dias, colocam “na menina dos seus olhos”, a empresa Ferragens e Materiais de Construção do Vale do Sousa, Lda. A firma comemora, este ano, o 30.º aniversário e é o resultado de uma vida dedicada de corpo e alma ao trabalho.
Ana Maria Magalhães e o pai António Magalhães são o rosto de uma empresa presente na vida dos lousadenses, e não só. Aqui, o cliente pode construir a própria casa dos alicerces ao telhado. “Nós vendemos material desde a estrutura da casa até aos acabamentos. O cliente, se quiser, começa e acaba a casa com o nosso material porque nós vendemos de tudo”, explica Ana Maria Magalhães.
Com um espaço amplo e uma imensidão de produtos disponíveis para satisfazer o cliente, a loja Ferragens Vale do Sousa localiza-se na rua do Comércio, nº 252, (perto da Pista da Costilha), em Lousada, e conta ainda com estaleiro com 10.000m ₂ de extensão. Para além de um atendimento cuidado e personalizado, o cliente tem também a possibilidade de ver uma exposição com alguns dos melhores produtos disponíveis para a sua casa. A oferta é muita e o difícil é mesmo escolher. E, para ajudar na gestão do negócio, foi fundamental o irmão de Ana Maria Magalhães e filho do fundador António Magalhães, Gabriel Magalhães, entretanto falecido.
“Foi o meu irmão que pôs a máquina a funcionar. Foi ele que implementou a informatização do stock e a organização da empresa deve-se a ele. Há 30 anos não havia empresas informatizadas por aqui e fomos pioneiros nesse sentido”. Ana Maria Magalhães assume que “o mais importante é a gestão e nós tentamos poupar ao máximo em tudo o que podemos. Do papel, que é todo aproveitado, até às entregas que fazemos todos os dias, em que procurámos rentabilizar as cargas”. No entanto, a satisfação do cliente não fica comprometida, isto porque “se o cliente quiser o material para aquele dia, nós fazemos tudo para lho entregar quando precisa. Porque o cliente é o mais importante”.


Para além disso, a empresa cria também uma ligação com cada um dos compradores.
“Ainda, há uns dias, veio aqui uma senhora que nos comprou o material para a casa, há 14 anos, e ela veio aqui porque precisava de um autoclismo para a sanita. Eu tinha o processo dela e vi logo qual era o modelo que ela tinha em casa e o que precisava agora”, revela a Ana Maria.
A ligação familiar a cada um dos clientes é um dos segredos para manter a solidez de uma empresa com “portas abertas” há 30 anos.
O compromisso alastra-se à equipa de 12 funcionários que compõe a empresa. Ana Maria e António Magalhães não poupam nos elogios a todos aqueles que, todos os dias, “vestem a camisola desta casa. Nós fazemos o funcionário e o funcionário faz-nos a nós”. Para além das compensações mensais e da comparticipação dos lucros, todos os anos, patrões e colaboradores comemoram o dia do trabalhador com um passeio anual onde os funcionários podem levar as suas famílias. António Magalhães diz mesmo que “todos juntos fazem a máquina e não pode falhar uma peça”.
As descargas com gruas, a variedade de produtos e a constante modernização dos produtos fazem parte de uma boa receita que se traduz numa empresa em crescimento e de ótima saúde financeira”.
Ana Maria Magalhães não esconde que “somos uma empresa de referência para os fornecedores, todos nos querem vender e, com isso, temos sempre os produtos mais recentes do mercado”.
O esforço e trabalho têm sido recompensados com vários galardões, entre eles, o de PME Líder e Excelência.
António Magalhães é um homem de fé, lutador e resiliente, para o fundador não há dúvidas de que “para a frente é que é o caminho”.


Estaleiro mais moderno e sofisticado
O estaleiro da empresa está a ser “alvo” também de mudança e modernização. Cada vez mais moderno e sofisticado, onde o cliente chega às instalações, faz o pedido de ordem de carga e, depois de proceder ao carregamento, dirige-se ao escritório para efetuar o pagamento. Um método mais simples e eficaz sempre a pensar na melhoria do sistema e satisfação do cliente.


Ferragens Vale do Sousa leva cliente a Cabo Verde
Para assinalar o 30.º aniversário, a empresa Ferragens e Materiais de Construção do Vale do Sousa, Lda. quer dar “um presente” aos clientes. Assim, numa compra superior a 2.500€ (+ IVA) em artigos de casa de banho (cerâmicos, sanitários, móveis, torneiras) até 31 de dezembro de 2023 fica habilitado a ganhar uma viagem a Cabo Verde para duas pessoas, em 2024.





Muitos parabéns e muito sucesso comercial, para essa grande empresa na pessoa do seu proprietário sr.Magalhães,filha e restantes colaboradores. Já sou cliente,ainda nas antigas instalações em Meinedo,sempre bem servido.Abraço.