Lousada deu início às Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no passado dia 22 de outubro. O município fez parte da “luta” pela liberdade, uma vez que foi um dos únicos da região do Vale do Sousa a receber um comício da Oposição Democrática.
O momento aconteceu a 22 de outubro de 1973, no salão (entretanto reestruturado) dos Bombeiros Voluntários de Lousada completamente cheio. O comício começou a ser preparado, em Lousada, durante a tarde com a afixação e distribuição de panfletos a convocarem as pessoas a participarem, mas a época “impunha” e, já por esse ato, várias pessoas foram detidas.
O comício tinha hora marcada para as 22h e hora de término à meia-noite. A organização era da responsabilidade do Movimento Democrático Português (MDP), que tinha sido fundado em 1969, e que pretendia concorrer às eleições legislativas, no final de 1973, prometidas pelo governo de Marcelo Caetano.
Em “pré-campanha” eleitoral, eis que o MDP “escolhe” Lousada para a organização de um dos comícios e, pelo concelho ter sido escolhido, a par das grandes cidades, esse facto levou à “maior atenção” das autoridades da época, que mobilizaram um elevado contingente policial, que se posicionou nas redondezas do salão.
Com carros militares alinhados e metralhadoras em punho, os militares da GNR estavam preparados para intervirem, ainda que nada o fizesse prever.
Leia a reportagem completa na edição desta semana do seu TVS.