19 setembro 2024, 10:44
Mais
    InícioVale do SousaLousadaO Mundial de Rallycross de Volta a Casa

    O Mundial de Rallycross de Volta a Casa

    Published on

    A história do desporto automóvel em Lousada é já longa e tem vindo a ser escrita ano após ano. Desde a criação do Clube Automóvel de Lousada à consagração de Lousadenses como campeões nacionais, Lousada foi-se tornando um marco no desporto automóvel, sendo reconhecida como uma terra de calorosas recepções, de apaixonada vivência pelo desporto e boa organização de competições, como o foram a organização de eventos como a Super Especial do Rally de Portugal, que nasceu em Lousada em 1991, e o Europeu de Rallycross.

    Há muito que se suspeitava (ou especulava) do regresso, a Lousada, do Campeonato Mundial de Rallycross.

    E como onde há fumo, há fogo, assistimos, esta semana, ao anúncio, pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), do regresso do Mundial de Rally, a Lousada, para o triénio 2025-2027 (https://www.fiaworldrallycross.com/a/news/w28659_Lousada-to-host-World-RX-of-Portugal-from2025?fbclid=IwY2xjawFWKbtleHRuA2FlbQIxMQABHRThL5Q72Xw7wMOCDcTOJGNSjsWkUYEVcC2SP2JpgN-RIwgB_yjcZJMWUg_aem_Uv2Ae2mAkaRosv6KcF4vmA).

    Não podíamos estar mais orgulhosos e felizes do regresso, à nossa “casa”, daquela que é a maior prova deste desporto.

    Por certo que a decisão de regressar a Lousada terá sido sopesada por múltiplos factores, onde se destaca a apaixonada multidão que os Lousadenses corporizam. Do amor que a nossa terra tem ao desporto automóvel e como isso perpassa para os pilotos, para as equipas e para os organizadores.

    Também o Clube Automóvel de Lousada, com a sua capacidade de organização de provas desportivas, contribuiu, em pleno, para o desenvolvimento do desporto automóvel no concelho, assim fazendo Lousada afirmar-se como um sério candidato (de entre tantos!) para receber provas de cariz internacional.

    Sem prejuízo, a decisão também foi tomada – sabemo-lo todos – por força das últimas decisões do executivo municipal, que anunciou obras estruturais na Pista da Costilha e que foram aprovadas em sede de assembleia municipal pelo Partido Socialista, como aliás dei nota no meu artigo de há quatro semanas.

    O plano projectado pelo Município foi de tal maneira bem estruturado que bastou a apresentação do projecto para que a FIA depositasse a sua confiança em Lousada e na nova Pista da Costilha, ainda sem o começo das obras.

    E quanto aos costumados velhos do Restelo (ou de Lousada?) que desconfiaram do projeto, criticando o seu futuro ou viabilidade para receber provas internacionais, que diziam que o plano municipal era um plano do ramo imobiliário e não orientado para o desporto automóvel, que se interligavam em coros de “negociatas”, utilizando algumas “baratas tontas” para serem a sua voz-off… pois esses nossos conterrâneos podem expurgar os medos e sentarem-se, em 2025, a apreciar a beleza do Mundial de Rally em Lousada.

    Sugiro que não continuem em negação, nem rezem para que tudo corra mal e consigam alegrar-se… porque esta conquista é para todos, mas também tem um grande responsável. E, esse, é Pedro Machado!

    Obrigado Sr. Presidente da CM Lousada pelo que tem conseguido, em articulação com o CAL, para o desporto automóvel em Lousada.

    Todos se recordarão, por certo, do quão difícil foi trazer o Rally de Portugal de volta a casa… e agora, a prova mais importante, mas também a mais difícil de alcançar, também é nossa!

    Pois que chegue rápido este belo regresso!

    Eduarda Ferreira

    Advogada

    Líder de Bancada do PS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Paredense Rui Morais vence “montanha” no Grande Prémio Alves Barbosa

    O paredense Rui Morais venceu a categoria de "montanha", no Grande P´remio Alves Barbosa.Na...

    Biblioteca Municipal de Lousada completou 21 anos

    No passado dia 12 de setembro a Biblioteca Municipal de Lousada celebrou o 21º...

    Devido à má qualidade do ar Direção-Geral da Saúde informa cuidados a ter

    A Direção-Geral da Saúde informa que a inalação de fumos ou de substâncias irritantes...

    134 operacionais em combate ao fogo em Paredes

    Mais de 4.400 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres, continuavam às 08:00 de hoje...