23 julho 2024, 01:15
Mais
    InícioCulturaToka & Dança, Festa da Espuma, Insufláveis e Arruada de Bombos este...

    Toka & Dança, Festa da Espuma, Insufláveis e Arruada de Bombos este fim de semana em Alvarenga

    Published on

    A última festa digna desse nome na freguesia de Alvarenga data do ano de 2010. Desde essa altura que, uma das freguesias mais pequenas do concelho de Lousada, não tem uma festa cultural para comemorar a padroeira, a Nossa Senhora da Natividade.

    Em 2019, um grupo de amigos decidiu organizar um arraial para comemorar o dia da santa, a 8 de setembro. A comemoração foi pequena, mas o “bichinho ficou”. Contudo, a pandemia da covid-19 impediu a festa. Desistir não foi opção e o grupo ganhou ainda mais energia e fundou a Associação Mais Amigos de Alvarenga, responsável pela organização da festa deste ano.

    Alípio Campos é o presidente da associação “estamos muito empenhados nesta festa e queremos convidar todos os lousadenses, e não só, a virem à nossa festa”.

    Na comemoração não vão faltar divertimentos, para além de um cartaz musical que conta com Arruada de Bombos, Cantares ao Desafio e a atuação do grupo Toka & Dança, Alípio Campos revelou ao TVS outras surpresas “está prevista uma arruada de bombos com cerca de cem participantes e também, no domingo, insufláveis e uma festa da espuma”.

    O grupo com cerca de 20 elementos quer “acordar Alvarenga” e chamar à terra todos aqueles que se queiram divertir e passar um ótimo fim de semana. “Nós notámos que a organização desta festa mexeu com as pessoas e que despertou o bairrismo que estava adormecido nesta freguesia. Ao nível dos peditórios as pessoas também nos ajudaram e, sobretudo, deram-nos força e energia para continuarmos nesta luta e, por isso, percebe-se que os habitantes e a freguesia também queriam ter esta festa. Para além disso, temos cerca de 50 patrocinadores que nos ajudaram muito, alguns nem quiseram ser publicitados e, desde já, agradeço a todos eles a enorme ajuda que nos deram”.

    Com um orçamento inicial de cerca de 5.000€ para os três dias de festa, Alípio Campos admite que “esse valor já foi ultrapassado face às boas ideias do grupo, que pretende proporcionar uma excelente festa a todos os que nos visitem”. Para isso contribuíram também as iniciativas realizadas ao longo de todo o ano para a angariação de verbas, como, o “Limpar Alvarenga, o Arraial de S. João, as Caminhadas, o BTT Noturno, entre muitas outras”. Alípio Campos destaca a ajuda dos habitantes da freguesia e conta que “no segundo domingo de cada mês, nós fazíamos uma venda de bolos que eram oferecidos pelas pessoas e depois vendíamos. Aconteceu, muitas vezes, de as pessoas fazerem o bolo e ainda o comprarem ou simplesmente nos darem o valor do bolo para nos ajudarem. Essas vendas representam cerca de 10% do nosso orçamento”.

    O dia de sexta-feira é dedicado ao “dia tradicional” e, por isso, decidiram incluir no cartaz os cantares ao desafio e os bombos. Alípio Campos explica que “não podemos contratar bombos e convidámos alguns amigos e conhecidos, mas agora temos recebido chamadas de vários grupos a perguntarem se podem vir. Aliás, o primeiro contacto que eu tive foi do grupo de bombos das Sebastianas, neste momento, já temos por volta de sete grupos de bombos. De Aveleda, vem o grupo ‘As Bombásticas’, são cerca de 30 mulheres. Mas temos grupos de várias zonas do concelho”.

    Tem sido muito bom organizar esta festa porque o que nós queremos é trazer eventos culturais, recreativos e sociais para esta freguesia. Queremos também cativar

    A Associação Mais Amigos de Alvarenga convida “todos a virem a Alvarenga nos dias 8, 9 e 10 de setembro para se divertirem. Tragam as vossas crianças, temos animação para elas e contamos com elas para que nos possam ajudar a uma protagonizar uma boa procissão”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Lousada celebra o dia dos Avós no Parque da Torre de Vilar

    O Município de Lousada preparou um programa para assinalar o Dia dos Avós, que...

    XVII ENCONTRO MOTARD – ESCAPE LOUSADA 2024

    Este sábado decorreu mais um dia do Escape Lousada, um dia marcado pela demonstração...

    Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Comemora 34º Aniversário

    A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, ACR, celebrará o seu 34º Aniversário...

    Detidos por tráfico de estupefacientes em Paredes

    O Comando Territorial do Porto da (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

    Incêndio deflagrou em Canelas

    Um incêndio deflagrou, na quinta-feira de 18 de julho, num amontoado de lenha situado...