Maria da Conceição Martins Alves é nascida e batizada (no mesmo dia) a 16 de junho de 1932, em Figueiró, no concelho de Paços de Ferreira. Mudou-se aos 7 anos para a freguesia de Lustosa, em Lousada, de onde nunca mais saiu. Tem agora 91 anos. Maria da Conceição é uma das figuras ilustres da freguesia de Lustosa e não há, provavelmente, nenhuma pessoa que já tenha passado pela igreja da freguesia que não saiba quem é a “Sãozinha da Sé”, como é carinhosamente conhecida e tratada por todos.
Sãozinha mudou-se para Lustosa com os pais e os seus 10 irmãos e, ainda criança, fez o seu percurso na catequese. “Entrei na catequese com 7 anos. Tenho 91 e ainda não sai”, afirma orgulhosamente ao Terras do Vale do Sousa (TVS). A vida de Sãozinha é e foi, desde muito cedo, dedicada à igreja, aos jovens e, acima de tudo, a ajudar o próximo. Não é casada nem tem filhos, no entanto, sempre tomou conta de muitos sobrinhos. Hoje em dia ainda dá catequese e não pretende parar enquanto a saúde a permitir.
“Quando era miúda saíamos da catequese depois de fazer a comunhão solene. Quando eu acabei, pedi ao senhor padre se me deixava ficar com as outras catequistas. Já naquela altura sentia esse chamamento. Com 15 anos tomei conta de um grupo de meninos do 5º ano de catequese”. Entretanto, já passou por quase todos os níveis da catequese, os que mais recorda são os jovens e os adultos.