25 julho 2024, 21:05
Mais
    InícioVale do SousaLousadaBiblioteca Municipal de Lousada comemorou 20.º aniversário

    Biblioteca Municipal de Lousada comemorou 20.º aniversário

    Published on

    A Biblioteca Municipal de Lousada comemorou 20 anos, no passado dia 12 de setembro. O programa do 20.º aniversário foi aberto ao público e com uma programação disponível para miúdos e graúdos.

    As comemorações começaram com o espetáculo “Nós somos Biblioteca”, às 15h, onde os mais novos foram “os protagonistas” e a apresentaram trabalhos que desenvolveram nas atividades de verão da biblioteca. Às 16h30 foi inaugurada a exposição “Da Antiga Escola da Vila à Biblioteca Municipal: História, Cultura e Identidade”, que leva o público a “viajar” na história da vila lousadense e do edifício que, em tempos, foi escola e depois se tornou na biblioteca do concelho. Por fim, pelas 17h, foi apresentado o livro “A rua da poesia” pelos próprios autores, Álvaro Magalhães e Daniel Completo.

    A comemoração do 20.º aniversário contou com a presença do vereador da cultura, Manuel Nunes, que salientou que “a biblioteca é um bom exemplo do processo de refuncionalização de um edifício, já que era uma escola, reconvertida numa biblioteca e agora partilha o lugar com um espaço museológico, onde temos o Núcleo de Imprensa de Lousada. E, por isso, é um bom exemplo de regeneração urbana. Este espaço já recebeu milhares de pessoas e recebe diferentes faixas etárias para as mais diversas atividades devido a uma programação e a um objetivo cultural associado que faz com que a biblioteca funcione ao longo de todo o ano para diferentes públicos. Este é um espaço polivalente e por isso mesmo polissocial”.

    A comemoração dos 20 anos contou também com a presença do Prof. Vilar, um dos grandes impulsionadores da construção da Biblioteca Municipal de Lousada (BML), uma vez que ocupava o cargo de vereador da cultura aquando de todo o processo de readaptação do edifício. O autarca confessa que “a ideia da construção da BML começou há bem mais do que os 20 anos que agora se comemoram, contudo o processo de aprovação foi muito longo e dificílimo de negociar com o Instituto Português de Leitura e das Bibliotecas”. O Prof. Vilar conta que “a ideia começou a ganhar força após verificarmos que a carrinha da Bibliomóvel era insuficiente já para a procura nas freguesias e para dar resposta às 36 escolas”. Acrescentando que “foram muitos os desafios mas todos acabaram por vencer e muito mais trabalho se foi fazendo”.

    A BML tem, atualmente, como coordenadora Adelaide Pacheco, natural de Guimarães, mas residente no concelho lousadense há mais de 20 anos. “Eu vim trabalhar para a Câmara Municipal de Lousada, em novembro de 2008, como Diretora do Departamento de Educação e Cultura, pelo que estou ligada à Biblioteca Municipal há quase 15 anos. No entanto, estou dedicada a 100% à Biblioteca, como coordenadora, desde 2016. Estes 20 anos significam muito trabalho, dedicação, trabalho de equipa e, essencialmente, muita colaboração com várias instituições”. Adelaide Pacheco afirma que “os jovens não procuram a BML só por causa dos livros. Vêm estudar, individualmente ou em grupo, participam ativamente no Concurso Nacional de Leitura, no Concurso Literário ‘LER LOUSADA’, do Plano Municipal de Leitura e Ambiente, projetos direcionados para crianças e jovens”. Para além do serviço de empréstimo de documentos, o espaço tem um auditório totalmente disponível para as instituições que o solicitam, com capacidade para 100 pessoas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Reunião entre GNR, Município de Lousada, Comissão de Festas e Bares termina com resultado positivo

    Nesta manhã, uma reunião entre a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Município de Lousada,...

    Descida da imagem do Senhor dos Aflitos em Lousada

    A cerimónia da descida do Sr. dos Aflitos aconteceu, esta tarde, dia 25 de...

    Maria Jorge Nomeada para os Globos de Ouro pela Peça “Remédio”

    Maria Jorge, atriz lousadense, recebeu uma nomeação inédita para os XXVIII Globos de Ouro...

    Câmara Municipal de Lousada anuncia medidas para controlar ruído durante as Grandiosas

    Em resposta às reclamações de moradores sobre o ruído gerado pelas festas que se...

    Festival da Francesinha animou Praça das Artes em Felgueiras

    A Praça das Artes em Felgueiras recebeu, entre 18 e 21 de julho, o...