“Para se andar no atletismo é preciso gostar muito da modalidade” e as “irmãs Nunes”, como são conhecidas, não fogem à regra.
Carla Nunes, de 27 anos, e Ana Nunes, de 23, são naturais de Sousela, freguesia do concelho de Lousada, e ambas praticam atletismo desde setembro de 2009.
Carla tirou um curso de especialização em Treino Desportivo de Jovens, no Instituto Universitário da Maia (ISMAI), a licenciatura no Instituto Politécnico da Maia, em Treino Desportivo e, mais tarde, o mestrado em Treino Desportivo de Alto Rendimento na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Atualmente é prestadora de serviços no gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Lousada. Ana é licenciada em Ciências do Desporto e tem o mestrado em Gestão Desportiva, tudo feito na FADEUP. Neste momento é gestora de operações no Futebol Clube Vizela, Futebol SAD.
Desde muito jovens, as irmãs Nunes descobriram que o atletismo era uma verdadeira paixão, até porque chegaram “a correr às 6:30 horas da manhã” e muitas das vezes “com chuva ou neve”.
“A paixão pelo atletismo surgiu desde pequena, quando andava sempre a correr e aos saltinhos. O meu pai sempre disse que um dia me ia meter no atletismo, e a Carla acabou também por ir um bocadinho atrás, mas também gostava e sempre alinhou comigo nessas brincadeiras”, afirmou Ana Nunes. Segundo as irmãs, o pai é um dos grandes impulsionadores do atletismo em Lousada. Neste momento, António Nunes é diretor da Associação Desportiva de Lustosa e é responsável pela secção de atletismo.
Em 2009, as irmãs Nunes iniciaram a carreira como atletas no Clube Desportivo Cultural de Codessos, do concelho de Paços de Ferreira, e, mais tarde, com a extinção do clube na vertente do atletismo, em 2015, a mesma direção e as mesmas atletas foram para a Associação Desportiva de Lustosa e inauguraram o atletismo no emblema lousadense, onde permanecem até aos dias de hoje.
Derivada à sua formação académica, Carla começou a ajudar nos treinos da equipa e mais tarde tornou-se treinadora de atletismo da Associação Desportiva de Lustosa, juntamente com a sua irmã Ana, que passou a ajudar também quando começou a formar-se. Segundo as irmãs, estas quiseram ser treinadoras “por iniciativa própria”.
“Os atletas que treinamos vão desde os benjamins, que começam aos 4-5 anos de idade, até aos 35-40, que já são considerados veteranos, mas podem correr com mais idade, não há limite”, referiram as irmãs Nunes.
Uma vez que treinam atletas com uma enorme discrepância de idades, o planeamento de treino requer certas adaptações. “Para os mais pequenos é tudo mais à base de brincadeiras e de repetições muito reduzidas, com o objetivo de ganharem gosto pela modalidade e não sentirem que vêm só por obrigação. Já para os veteranos é experimentar um pouco de tudo, pois a maioria já começa com a idade de veterano e gosta de fazer muita coisa, desde lançamento, saltos, velocidade e resistência”. Assim sendo, é uma questão de “adaptar os treinos, mas recorrendo um pouco de tudo, juntando os miúdos com os graúdos”, afirmaram as irmãs Ana e Carla.
Os treinos são realizados às segundas e quartas, na pista de atletismo do Complexo Desportivo de Lousada. As irmãs elogiaram as condições desportivas que o concelho oferece, pois permite a facilidade de “treinar à vontade”. A época começa em setembro com provas de estrada, entre outubro e novembro é o corta-mato, de dezembro até fevereiro continua com corta-mato e acrescenta a pista coberta, volta às provas de estrada e até maio é corrida em pista ao ar livre e termina com prova de estrada até ao final de julho. Neste momento, as duas irmãs são treinadoras e atletas em simultâneo, o que lhes exige uma “maior gestão do seu tempo”, uma vez que têm de planear o treino para os atletas e ainda fazerem o seu próprio treino.
“Nas provas de estrada, muitas vezes aquecemos os nossos atletas, desde os mais novos aos mais velhos, e depois, quando chega a nossa vez, é que vamos competir”, frisaram. Como atletas, as irmãs Nunes fazem “um pouco de tudo; desde trail, ou seja, corrida em trilha; corta-mato; estrada; pista” e procuram fazer provas ao nível nacional e regional. Além disso, também participam nas provas populares de estrada, como o circuito “Lousada a Correr” e a corrida do Carnaval.
Graças ao atletismo, Ana Nunes e Carla Nunes já marcaram presença nas competições do norte do país e algumas na região centro e sul, inclusive também já foram a Inglaterra, Itália e Alemanha. “Fomos a Itália, fizemos 27 horas de autocarro para ir e outras 27 horas para vir, com competições pelo meio, mas, como se costuma dizer, quem anda por gosto não cansa”, sublinhou a irmã mais nova, Ana Nunes.
No que toca aos prémios, as irmãs Ana e Carla conquistaram o primeiro pódio coletivo feminino em provas regionais, ao conseguirem alcançar o terceiro lugar no Campeonato Regional de corta-mato longo. Nas provas populares de estrada, que são organizadas em Lousada, ambas têm garantido os lugares cimeiros e, inclusive, já chegaram ao pódio. Ana foi, ainda, vice-campeã nacional no corta-mato curto das Açoteias, no Algarve, com as cores da AD Lustosa, num prémio que foi dos “mais importantes da carreira”.
Para o futuro, Ana Nunes afirmou que pretende alcançar mais pódios regionais e da associação, prometeu dar o seu melhor e conquistar algumas medalhas importantes ao nível regional. Já Carla Nunes mostrou-se orgulhosa por ser uma das poucas atletas da sua geração ainda em atividade no atletismo e afirmou que gostaria de melhorar o rendimento em relação aos últimos dois anos. Como treinadora, Carla revelou que o objetivo para a próxima época é focar muito mais para conseguir alcançar melhores resultados do que nesta temporada.