No passado sábado, dia 5 de julho, a Junta de Freguesia de Caíde de Rei realizou no Auditório Paroquial uma gala para a comemoração dos 150 anos da chegada do comboio a Caíde, em simultâneo com as Distinções Honoríficas da Freguesia do ano 2025, onde a música, a dança e as memórias estiveram presentes.
No que toca às Distinções da Freguesia, mereceram destaque este ano com as “Chaves de S. Pedro” o Sr. José Joaquim Soares Coelho da Cunha (a título póstumo), pela criação da empresa Cunhas, que muitas obras fez em Caíde e na região, além do papel ativo e solidário na sociedade, falecendo em outubro de 2004; o Padre Fernando da Cunha Carvalho (a título póstumo), pároco de Caíde de Rei durante 30 anos e falecido em março de 2021; e por fim o Dr. Pedro Machado, atual presidente da Câmara Municipal de Lousada, como um caídense que desempenhou funções no Executivo lousadense durante 20 anos.
Relativamente às “Medalhas de S. Pedro”, este ano foram atribuídas à Panifícia de Caíde pelos 90 anos de existência; à empresa JCL – Consultores de Seguros e Contabilidade pelos 50 anos da criação da base da atual empresa; à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva “Aqui Del Rei” pelos 30 anos da sua fundação, sendo a única associação federada na pesca desportiva no concelho; à Confeitaria Mendes, pela atribuição do estatuto de PME Líder 2024 e pela divulgação do nome de Caíde em muitas festas e romarias no país; e por fim ao Conjunto Típico “Rosas Negras” nas pessoas dos seus fundadores e a todos os elementos de Caíde que passaram pelo grupo ao longo dos anos.
Num segundo momento, foram homenageados Ferroviários de Caíde ou que passaram pela Estação de Caíde, e que também contribuíram para os 150 anos de história do caminho de ferro na freguesia.