08 dezembro 2024, 06:47
Mais
    InícioDesportoCampo dos Escravos em Lustosa inaugurado hoje

    Campo dos Escravos em Lustosa inaugurado hoje

    Published on

    O Campo dos Escravos, em Lustosa, no concelho de Lousada, foi inaugurado no dia 15 de julho, depois das recentes intervenções de requalificação e colocação de piso sintético realizadas pela Câmara Municipal de Lousada, numa cerimónia onde estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, e o seu executivo, o presidente da junta de freguesia, Armando Silva, o pároco da freguesia, António Teixeira, a direção da Associação Desportiva de Lustosa e os seus atletas e ainda alguma população. As recentes obras transformaram o antigo campo de terra num campo de futebol de 11 com relvado sintético, iluminação e infraestruturas de apoio. Os balneários foram também reabilitados e ampliados e contam, agora, com um sistema de aquecimento de águas e arranjos exteriores. O investimento feito pela Câmara Municipal foi de, aproximadamente, 600 mil euros. O presidente do AD Lustosa, Rui Santos, afirmou ao Terras do Vale do Sousa (TVS), que a inauguração decorreu no passado sábado, apesar de ainda serem necessários alguns acabamentos, como um novo parque de estacionamento e coberturas nas bancadas, porque o campo já foi entregue à equipa há cerca de 1 ano e o presidente não queria “começar mais uma temporada sem inaugurar e, sobretudo, benzer as instalações”. Rui Santos acredita que “todas as equipas devem ter o privilégio de jogar num campo sintético”, porque isso “traz muitas vantagens ao clube e aos atletas”, tanto é, que no início do ano, a AD Lustosa contava com apenas 40 atletas e agora a associação já chegou aos 120 jogadores, porque, “a nível de formação, o sintético atraí muita gente”.

    “A Câmara Municipal de Lousada ajudou muito, com cerca de 80% das obras, e o presidente Armando Silva e a sua junta de freguesia foram sempre incansáveis com o clube”, refere Rui Santos. Por fim, deixa uma palavra de “orgulho e gratidão” a todos os atletas e aos adeptos que acompanham a equipa nas fases boas e menos boas, esclarecendo que a direção tem “a cabeça no sítio e pernas para andar”, de modo a cumprir o próximo objetivo que é “ter todos os escalões de formação no clube”.

    O caricato nome “Campo dos Escravos”, que pode soar de mau tom para muitos, é um orgulho para os atletas lustosenses, porque a história do mesmo remonta à década de 1960. Nesse ano o sonho de muitos aficionados era contar com a existência de um terreno para a prática do futebol, no entanto, era necessário que o terreno, onde hoje joga a AD Lustosa, estivesse nivelado e alisado, o que exigiu muito esforço físico braçal e até com ajuda de animais. Foi por isso, devido a tanto esforço, que o nome do recinto desportivo se perpetuou como Campo dos Escravos. O extinto clube CCRL- Centro Cultural e Recreativo de Lustosa foi fundado em 1978 e, hoje em dia, toma o seu lugar a AD Lustosa, que existe no mesmo local desde 2013, segundo adianta ao TVS, o presidente do clube, Rui Santos.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Prorrogação do prazo de candidaturas ao Sistema de Incentivos de Base Territorial do Tâmega e Sousa

    O Aviso do Sistema de Incentivos de Base Territorial (SIBT) do Tâmega e Sousa...

    Rota do Românico dinamiza atividades de Natal para os mais pequenos

    “Um Natal Mágico” é o mote do programa de atividades que a Rota do...

    PSD Paços de Ferreira e vota contra Orçamento 2025

    O PSD Paços de Ferreira, assumindo a sua responsabilidade política, votou contra o Orçamento...

    Paredes estreia domingo jazz da Glenn Miller Orchestra “In The Christmas Mood” 

    A digressão mundial Glenn Miller Orchestra, uma das melhores e mais reconhecidas Big Bands do...

    Alunos lousadenses ganham ouro no Campeonato Nacional das profissões

    O concelho de Lousada esteve representado no 46. ° Campeonato Nacional das Profissões, que...