20 julho 2024, 20:03
Mais
    InícioCulturaFestas em Honra de Santa Isabel, em Lodares, sem programação musical 

    Festas em Honra de Santa Isabel, em Lodares, sem programação musical 

    Published on

    Pelo 2.º ano consecutivo, não houve comissão para organizar a Festa em honra de Santa Isabel, na freguesia de Lodares. No entanto, o pároco local, André Soares, faz questão de manter a tradição religiosa e, por isso, a procissão em honra de Santa Isabel vai sair à rua, para assinalar a data. Assim, no domingo, 9 de julho, pelas 8h30, será também celebrada uma missa campal na Capela de Santa Isabel, em Lodares. Ainda durante a manhã, o grupo de jovens da freguesia vai vender pequenos-almoços para angariação de verbas para a participação na Jornada Mundial da Juventude. Já no mesmo dia, à tarde, pelas 17h30, o Grupo de Cavaquinhos da Associação Desportiva e Cultural de Lodares vai animar os populares e visitantes com uma atuação antes da saída da procissão. Pelas 19h, sairá da Capela a procissão em honra de Santa Isabel. 

    Recorde-se que, no ano passado, a um mês da realização da comemoração, ainda não havia comissão de festas e, Manuela Ribeiro, em jeito de brincadeira, assumiu a organização da festa. Como explicou ao TVS, a 8 de julho de 2022: “No final de maio, o meu tio abordou-me nesse sentido e eu, em tom de brincadeira, disse que sim, mas não pensei que o levasse a sério. Todos os dias o meu tio me perguntava se já tinha falado com o pároco da freguesia até que um dia ganhei coragem e fi-lo, tendo o sr. padre dado permissão. Fiz um aviso para ser lido no fim da missa e lancei o desafio, se mais alguém se quisesse juntar e ajudar, foi quando apareceram dois amigos e mais tarde apareceu mais um”. 

    Este ano, o mesmo não aconteceu e, a uma semana da comemoração, a festa continua sem comissão. Ainda assim, o grupo de festeiros do ano passado revela que “em 2022, não foi possível lançar fogo de artifício devido a um decreto-lei emitido pelo Governo que dava conta do impedimento por causa dos incêndios, então, com o dinheiro estipulado para esse efeito, decidimos ajudar a freguesia com a compra de uma figura de Santa Isabel e a colocação de três novas portas na Capela”. 

    Recorde-se que a Capela de Santa Isabel, em Lodares, ficou sem os dois principais símbolos religiosos da freguesia, a figura de Santa Isabel e de Santa Marinha, depois de ter sido assaltada em outubro de 2022. A verba destinada ao fogo-de-artifício foi então disponibilizada para a compra da figura religiosa de Santa Isabel e para a colocação de três novas portas, com mais segurança, na Capela. 

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Comemora 34º Aniversário

    A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, ACR, celebrará o seu 34º Aniversário...

    Detidos por tráfico de estupefacientes em Paredes

    O Comando Territorial do Porto da (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

    Incêndio deflagrou em Canelas

    Um incêndio deflagrou, na quinta-feira de 18 de julho, num amontoado de lenha situado...

    Idosa perde a vida em acidente

    Uma mulher de 81 anos faleceu na manhã de quarta-feira, 17 de julho, após...

    Lousada lidera plantação de árvores em Portugal

    O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional na plantação de árvores, no...