A partir de 20 de maio, as transferências bancárias entre contas portuguesas passam a ter a confirmação prévia do beneficiário antes de ser dada a ordem final da transição do dinheiro.
A funcionalidade já existia na transferência entre contas portuguesas numa caixa automática Multibanco (a pessoa que transferia via o nome do beneficiário). Agora, o Banco de Portugal obriga à extensão desta funcionalidade a todas as transferências em todos os canais disponibilizados pelos bancos (‘homebanking’ ou da aplicação).
A funcionalidade estará, também, presente nos débitos diretos, para confirmar que o devedor é o titular da conta a debitar. No Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, divulgado no início de maio, o Banco de Portugal considera que este serviço permitirá “reduzir os riscos de fraude, ao minimizar a possibilidade de envio de dinheiro para destinatários errados”.
As novidades não se ficam por aqui, uma vez que a partir de 24 de junho será possível fazer transferências entre contas bancárias portuguesas (transferências normais ou imediatas) colocando apenas o número de telemóvel do beneficiário, o que já acontece através do MBWay.