Em Paços de Ferreira, o dia 25 de Abril foi celebrado com uma sessão solene que culminou na inauguração da avenida Europa e na abertura da nova ponte sobre o rio Carvalhosa. Para assinalar o dia, e como “estreia” da nova estrutura, mil pessoas das diversas associações do concelho almoçaram em cima da nova ponte.
Para o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, o dia serviu para celebrar “a instituição do poder local e a proximidade entre as pessoas”.
Leia a notícia completa na edição do seu TVS.
Humberto Brito defende que o 25 de Abril deve ser sempre festejado “junto da comunidade. O 25 de Abril tem de ser sempre uma festa do povo, porque é o povo quem mais ordena e não há nada melhor do que celebrar esta efeméride com a população do nosso concelho”. No que diz respeito à criação da nova ponte, o autarca pacense explica que “esta é uma ligação que permite o crescimento da cidade, a integração do rio no centro da cidade, trazendo uma nova vida à cidade de Paços de Ferreira, com maior mobilidade. Diria que tem todo o conjunto de aspetos positivos que, a partir de agora, a população poderá usufruir”.
O presidente da câmara recordou que estas intervenções só foram possíveis através de uma “gigantesca recuperação financeira” e graças ao vereador Joaquim Sousa. “Temos um vereador fabuloso, Joaquim Sousa, a quem quero atribuir, um dia, o nome desta ponte, porque é graças a ele que foi possível executá-la. É um dia de orgulho, histórico e que ficará perpetuado nas nossas memórias”.
No almoço-convívio estiveram presentes cerca de mil pessoas que fazem parte do movimento associativo do concelho. Com os olhos postos no futuro, Humberto Brito adiantou que “temos 80 milhões de euros de fundos comunitários que serão certamente utilizados pelos próximos executivos, alguns ainda por mim”, garantindo que “os próximos dez anos têm um grande volume de investimento que, certamente, ajudará a transformar ainda mais o concelho de Paços de Ferreira em benefício da nossa população”.