O concelho de Lousada associou-se ao projeto Nasces ou Escolhes e, no dia 11 de maior, recebeu a primeira Marcha do Orgulho LGBTQI+ no concelho. A marcha teve como ponto de partida a Escola Secundária até à avenida Senhor dos Aflitos.
LGBTQI+ é uma sigla que representa várias identidades: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Queer ou Questionadores, Intersexuais, Assexuais, dentre outros, como uma forma de incluir todas as pessoas que não se identificam como heterossexuais ou cisgéneros.
A Marcha do Orgulho LGBTQI+ insere-se no Projeto Nasces ou Escolhes que tem vindo a desempenhar um papel crucial na comunidade, promovendo a conscientização e a educação sobre de identidade de género e descoberta da sexualidade. Nesse sentido, o Terras do Vale do Sousa (TVS) esteve à conversa com uma das responsáveis pela iniciativa.
Como surgiu a ideia de realizar esta Marcha do Orgulho LGBTQI+ e em que consiste este movimento?
A ideia de realizar a Marcha do Orgulho LGBTQI+ surgiu da necessidade de promover a visibilidade, os direitos e o respeito às pessoas LGBTQI+. O movimento consiste em reunir indivíduos de diversas orientações sexuais e identidades de género para celebrar a diversidade e lutar contra a discriminação e a marginalização.
Leia a notícia completa na próxima edição do seu TVS.