24 outubro 2024, 13:19
Mais
    InícioVale do SousaLousadaAlunos de Lousada criaram a Mário Fonseca TV

    Alunos de Lousada criaram a Mário Fonseca TV

    Published on

    A Mário Fonseca TV é uma televisão online que surgiu há três anos no agrupamento de escolas Doutor Mário Fonseca, em Lousada, e que consiste em reportar jornalisticamente as atividades desenvolvidas em ambiente escolar, seja através de entrevistas, reportagens ou noticiários. Atualmente um dos maiores projetos da Mário Fonseca TV está a ser realizado pelos estudantes do 11º ano e intitula-se “Por andam os nossos alunos”, que consiste em entrevistar os ex alunos da Escola Básica e Secundária Lousada Norte, que hoje em dia já estão no mercado do trabalho, ou na faculdade, para que estes contem a sua história e também deixem alguns conselhos aos mais novos.

    A impulsionadora deste projeto, professora Cidália Neto conta ao Terras do Vale do Sousa (TVS) que “apesar de algumas turmas estarem mais focadas nesta televisão online, a iniciativa está aberta a toda a comunidade escolar” e que, de momento em Lousada, “não existe nenhuma outra televisão escolar online a funcionar nestes moldes, que incluem reportagens e entrevistas, para além da Mário Fonseca TV”. A professora afirma ainda que neste projeto há a preocupação de abordar temas que sejam importantes para a comunidade educativa, e que os alunos têm total liberdade para propor e explorar os mais variados temas.

    O TVS conversou com duas das alunas que este período dedicaram as suas aulas de português ao estudo da prática jornalística e que recentemente finalizaram o seu projeto com a entrevista a um ex colega mais velho que já se encontra no mundo do trabalho.

    Bárbara Martins, 11º ano, Escola Básica e Secundária Lousada Norte

    “Acho que este é um projeto da disciplina de português que é mais dinâmico e que não consiste apenas em analisar textos e a literatura obrigatória da disciplina. Assim podemos estudar estilos como a entrevista e a reportagem na prática, e não apenas na teoria, além disso acredito que estas valências serão úteis na faculdade. Falando especificamente da rubrica “Por onde andam os nossos alunos”, acho que o facto de ouvirmos os conselhos de quem já esteve no nosso lugar também nos ajuda a lidar melhor com as dificuldades futuras no que toca à passagem da escola para o mundo do trabalho, ou ensino superior”.

    Francisca Moura, 11º ano, Escola Básica e Secundária Lousada Norte

    “Acho que este projeto é muito bom para nós, em especial a rubrica “Por onde andam os nossos alunos”, porque tanto quem vê, como quem faz as entrevistas aprende com os testemunhos dos ex alunos da escola de Lustosa. O facto de estarmos em contacto com a pessoa, e ela falar connosco, é muito interessante. Já estou no 11º ano e tenho de começar a pensar no meu futuro, então falar com alguém que já passou pelo que eu estou a passar abre-me os olhos e dá-me uma visão diferente de que caminhos posso seguir”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Germano Pereira de saída do comando técnico da AD Lustosa

    O treinador Germano Pereira está de saída do comando técnico da AD Lustosa confirmou,...

    Operação “ADR – Transporte de mercadorias perigosas”

    A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 22 e 25 de outubro, realiza...

    O papel da GNR no combate à violência doméstica

    A prevenção e investigação do crime de violência doméstica são prioridades da atual política...

    Feira de São Martinho em Paços de Ferreira

    De 7 a 10 do próximo mês de novembro, o Parque Urbano de Paços...

    Mazgani Apresenta “Cidade de Cinema” na Casa das Artes de Felgueiras

    No próximo dia 2 de novembro, às 21h30, o cantautor Mazgani levará o seu mais recente álbum, “Cidade de...