A Mário Fonseca TV é uma televisão online que surgiu há três anos no agrupamento de escolas Doutor Mário Fonseca, em Lousada, e que consiste em reportar jornalisticamente as atividades desenvolvidas em ambiente escolar, seja através de entrevistas, reportagens ou noticiários. Atualmente um dos maiores projetos da Mário Fonseca TV está a ser realizado pelos estudantes do 11º ano e intitula-se “Por andam os nossos alunos”, que consiste em entrevistar os ex alunos da Escola Básica e Secundária Lousada Norte, que hoje em dia já estão no mercado do trabalho, ou na faculdade, para que estes contem a sua história e também deixem alguns conselhos aos mais novos.
A impulsionadora deste projeto, professora Cidália Neto conta ao Terras do Vale do Sousa (TVS) que “apesar de algumas turmas estarem mais focadas nesta televisão online, a iniciativa está aberta a toda a comunidade escolar” e que, de momento em Lousada, “não existe nenhuma outra televisão escolar online a funcionar nestes moldes, que incluem reportagens e entrevistas, para além da Mário Fonseca TV”. A professora afirma ainda que neste projeto há a preocupação de abordar temas que sejam importantes para a comunidade educativa, e que os alunos têm total liberdade para propor e explorar os mais variados temas.
O TVS conversou com duas das alunas que este período dedicaram as suas aulas de português ao estudo da prática jornalística e que recentemente finalizaram o seu projeto com a entrevista a um ex colega mais velho que já se encontra no mundo do trabalho.


Bárbara Martins, 11º ano, Escola Básica e Secundária Lousada Norte
“Acho que este é um projeto da disciplina de português que é mais dinâmico e que não consiste apenas em analisar textos e a literatura obrigatória da disciplina. Assim podemos estudar estilos como a entrevista e a reportagem na prática, e não apenas na teoria, além disso acredito que estas valências serão úteis na faculdade. Falando especificamente da rubrica “Por onde andam os nossos alunos”, acho que o facto de ouvirmos os conselhos de quem já esteve no nosso lugar também nos ajuda a lidar melhor com as dificuldades futuras no que toca à passagem da escola para o mundo do trabalho, ou ensino superior”.


Francisca Moura, 11º ano, Escola Básica e Secundária Lousada Norte
“Acho que este projeto é muito bom para nós, em especial a rubrica “Por onde andam os nossos alunos”, porque tanto quem vê, como quem faz as entrevistas aprende com os testemunhos dos ex alunos da escola de Lustosa. O facto de estarmos em contacto com a pessoa, e ela falar connosco, é muito interessante. Já estou no 11º ano e tenho de começar a pensar no meu futuro, então falar com alguém que já passou pelo que eu estou a passar abre-me os olhos e dá-me uma visão diferente de que caminhos posso seguir”.