A Rota do Românico entra numa nova fase com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a CCDR-NORTE, o Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Associação de Municípios do Vale do Sousa. A cerimónia terá lugar esta quinta-feira, 17 de abril, pelas 17h, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
O acordo insere-se no projeto “Rotas do Norte” e prevê a criação da nova rota “Românico a Norte”, que será integrada nos Planos de Ação da Cultura e do Turismo NORTE 2030. O objetivo é reformular o modelo de gestão da atual Rota do Românico, alargando-a a toda a Região Norte, com uma estrutura mais sustentável e preparada para a internacionalização.
Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-NORTE, destaca que se trata da “refundação do projeto”, reforçando a sua presença e influência na região. Já Nuno Fonseca, presidente da Valsousa, salienta que este protocolo “confere uma nova centralidade cultural e turística ao Norte, alicerçada num legado identitário e distintivo”.
A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação em 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega. Com este novo passo, os bens a integrar na nova rota seguirão os critérios definidos pela Comissão de Gestão das “Rotas do Norte”, incluindo a atribuição do selo oficial.
A assinatura do protocolo assinala também o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril.
Fotografia: Rota do Românico