A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Felgueiras associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância 2024, que decorre durante o mês de abril em todo o país.
Através de um conjunto de iniciativas, a CPCJ pretende “tornar visível o interesse comum das Entidades e Instituições do concelho de Felgueiras relativamente à problemática dos maus tratos na infância, bem como, promover junto das famílias o exercício de uma parentalidade positiva, onde prevaleçam os afetos, sem recurso à violência verbal, física e psicológica”.
O símbolo associado à causa é o Laço Azul e é usado em todas as ações implementadas nesse âmbito. “Serei o que me deres… Que seja Amor” é o mote das iniciativas que estão a ser levadas a cabo como a iluminação a azul de espaços públicos; a passagem de um vídeo alusivo à prevenção dos maus tratos na infância, nos centros de saúde e hospitais e autarquia; e a leitura de livros alusivos à prevenção dos maus tratos na infância. Mas também, no dia 18 de abril, uma ação de sensibilização, levada a cabo pela GNR de Felgueiras, junto dos automobilistas com a participação de alguns alunos de diferentes agrupamentos de escolas do concelho.
No dia 20 de abril está prevista a “Caminhada Azul Pela Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, cuja concentração vai acontecer na Praça Vasco da Gama, junto às instalações da CPCJ Felgueiras, pelas 14h30.