O auditório do novo Centro Cultural de Paredes vai ser estreado com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura também recebem iniciativas do programa, que começa a 5 de abril e prolonga-se até início de maio.
“Pensamos num programa cultural diversificado para celebrar os 50 anos da conquista da liberdade e aproveitar esta data emblemática para estrear o auditório principal do Centro Cultural”, diz o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, em comunicado.
O novo Centro Cultural dispões de um auditório com capacidade para 500 lugares sentados e centro de congressos polivalente que permite acolher espetáculos e concertos com 2 500 pessoas de pé. O projeto nasceu da transformação do antigo edifício da Adega Cooperativa.
Para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, Paredes programou várias atividades de entrada livre. “Estão já agendadas várias exposições, apresentação de livros, um documentário e concertos, entre outras iniciativas, pormenoriza a autarquia.
Pra o dia 24 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes, está agendada a apresentação do Livro “25 de abril, 50 anos, 50 textos”. No feriado, na rua António Araújo (rua da Escola Secundária de Paredes), pelas 9h30, vai ser inaugurado o mural coletivo “Celebrar abril – 50 anos” da Cooperativa Árvore, que envolveu os artistas: José Emídio, Alberto Péssimo, Acácio Carvalho, Susana Bravo e os alunos de artes do Concelho. Às 10h, acontecerá, no novo auditório do Centro Cultural de Paredes, a Sessão Evocativa do 25 de Abril. Pelas 12h, está agendado o concerto “Acordai!”. Pelas 17h, na Casa da Cultura de Paredes, decorrerá a apresentação do livro de artista Agostinho Santos e um apontamento musical. No dia 26 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Paredes, está previsto o espetáculo artístico com Grupos de Teatro do concelho, com o Conservatório de Música de Paredes e com o Conservatório de Dança do Vale do Sousa. A 27, às 21h30, no Centro Cultural de Paredes, está marcado o “Cantar Abril” com José Manuel David (piano e voz), Ruben Portinha (guitarra e baixo), Vasco Sousa (viola baixo), André Correia (bateria e percussões) e as Bandas Filarmónicas do concelho.