No dia 3 de março o município de Penafiel completou 254 anos de elevação a cidade. Há 254 anos atrás, a Vila de Arrifana do Sousa passou, oficialmente, a cidade de Penafiel.
No passado domingo, dia da efeméride, decorreu uma Sessão Solene Evocativa, no Museu Municipal de Penafiel, onde foram entregues três Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel e 18 Medalhas de Mérito Municipal Douradas.
A cerimónia começou com um momento musical e seguiu com o discurso do presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, Alberto Santos. De seguida, tomou a palavra o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que procedeu à entrega das Medalhas de Ouro.
O primeiro a receber a Medalha de Ouro do Concelho de Penafiel foi o político António Bernardo Aranha da Gama Lobo Xavier, seguido do médico José Fernando da Rocha Barros e do bispo Vitorino José Pereira Soares.
Seguiu-se a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal Douradas a 16 empresas com mais de cinquenta anos do concelho, ao Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa e a Ana de Oliveira Pommet.























































































