Em comemoração do Dia Internacional das Florestas, a 21 de março, e do Dia Mundial da Água, a 22 de março, o BioLousada dá a possibilidade, a todos os interessados de descobrirem os bosques de folhosas e galerias ripícolas do concelho de Fafe. A autarquia lousadense convida os interessados: “prepare a mochila e venha explorar uma das maiores manchas de carvalho alvarinho da Europa, abrigo de inúmeras espécies de fauna e flora”.
Durante a caminhada interpretativa, haverá a oportunidade de conhecer as principais árvores autóctones e identificar os estratos arbustivos e herbáceos a elas associados, assim como os musgos e líquenes que cobrem rochas e árvores e criam um espesso manto verde característico.
Casa de incontáveis espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos, alguns deles endemismos ibéricos com estatuto de proteção, este ecossistema coexiste em harmonia com as aldeias serranas que salpicam a mancha florestal, singulares nas suas tradições, costumes e culturas, que teremos oportunidade de conhecer.
A Câmara Municipal e Lousada explica que “calcorreando caminhos antigos e levadas desativadas, iremos ainda percorrer um segmento da galeria ripícola do rio Vizela, espaço de visita indispensável, dada a sua riqueza natural e serviços ecológicos que presta”.
O evento decorrerá entre as 8h30 e as 17h.