11 setembro 2025, 04:07
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    Alunos lousadenses aprendem sobre a igualdade através de peça de teatro

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    A “terra da igualdade” está a ser apresentada pela Jangada Teatro aos alunos do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Nos passados dias 27 e 28 de fevereiro a obra foi exposta no Auditório Municipal de Lousada para mais de 800 alunos.

    “Em parceria com Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, têm sido desenvolvidas ações no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022-2025. Esta é uma iniciativa que está inscrita nesse plano e por isso, está a ser promovida pela CIM, que tem as escolas como um parceiro estratégico naquela que é a nossa missão de promover a igualdade e combater também a discriminação”, revela a vereadora com os pelouros da Igualdade e Inclusão do município de Lousada.

    Maria do Céu Rocha, que também assistiu à apresentação da peça, na vila lousadense, explica que “A terra da igualdade” não é mais do que aquilo que nós esperamos desta região e, em particular do concelho de Lousada. Promover uma terra onde haja igualdade, justiça e inclusão, onde todas as crianças e todos os adultos, possam, independentemente, do seu género e idade ter acesso aos mesmos direitos e às mesmas oportunidades”. A autarca lousadense salienta que, se deve “começar pelas escolas, porque as crianças são o futuro e, se nós promovermos estes valores junto das crianças e tivermos o apoio dos seus professores, certamente, que estamos a trabalhar para que o futuro seja mais agradável no ponto de vista da tolerância e do combate à discriminação”.

    José Pacheco, psicólogo da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, também esteve presente na apresentação e evidenciou a importância da obra: “Esta peça de teatro vai ser importante para prevenir comportamentos violentos nas relações de intimidade. No fundo, o que se pretende é ensinar as crianças a desconstruir a ideia de que o homem pode ter controlo sob a mulher e que tem direitos sobre ela. O objetivo passa por combater esta ideia do poder e do controlo, ou seja, levar a criança a perceber que existe uma igualdade nos relacionamentos, quer nos direitos do homem e na mulher, os direitos na decisão, na partilha de bens da mesma forma, combater os problemas que estão relacionados com a discriminação ao nível salarial, e também levar a criança ter uma capacidade empática e a aceitar as diferenças nas questões de ideologia de género”.

    O profissional explica ainda a importância de realizar este trabalho junto dos mais novos: “ Isto é importante começar em idades precoces, pois são nestas idades que começam a haver fenómenos sociais que podem acabar por comprometer o estado da criança, ou seja, será nesta fase que a criança tem de começar a desconstruir estas ideias, para não termos futuras relações abusivas. Trabalhar estas questões de igualdade de género na sala de aula, também será importante para poder ajudar a criança a lidar com a igualdade de género. O livro que foi oferecido, acaba por referir todos estes fenómenos socias que acontecem no dia a dia e ajuda as crianças a perceberem este fenómeno e de que forma é que podem desconstruir isto de uma forma positiva, através de uma visão mais saudável nas relações entre homem e mulher”, conclui.

    Cada uma das crianças recebeu um exemplar da obra “A terra da igualdade”.

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