25 novembro 2024, 05:05
Mais
    InícioNacionalMercadona ultrapassa as 100.000 pessoas na equipa, todas com contratos sem termo...

    Mercadona ultrapassa as 100.000 pessoas na equipa, todas com contratos sem termo e de qualidade

    Published on

    A Mercadona alcançou um novo marco: ultrapassou as 100.000 pessoas na sua equipa, todas elas com contratos sem termo e de qualidade, facto que reflete a firme e constante aposta da empresa em incorporar talento como fator-chave no seu projeto. A empresa encerrou 2023 com uma equipa formada por 104.000 pessoas, 5.300 em Portugal e 98.700 em Espanha, após ter criado 5.000 novos empregos no último exercício.

    A política de Recursos Humanos da Mercadona distingue-se pela aposta na estabilidade laboral, formação e progressão salarial. No balanço de 2023 a empresa destinou 110 milhões de euros para investir na formação e consolidação das competências e conhecimento da sua equipa, o que corresponde a 3,4 milhões de horas de formação.

    A evolução da equipa foi notória nos últimos anos, principalmente desde o início da brutal transformação da Mercadona, anunciada no final de 2016, para consolidar um modelo de empresa mais digital, produtivo e sustentável. Desde então, a empresa criou 25.000 novos empregos, o que em termos relativos representa um aumento de 32%.

    Consciente de que os colaboradores são o melhor ativo da empresa e essenciais para o seu crescimento, a Mercadona aposta em emprego estável e de qualidade, com salários acima da média do setor e com um salário mínimo que, em Portugal, se situa 20% acima do Salário Mínimo Nacional.

    Para continuar a garantir o poder aquisitivo da equipa, no âmbito do seu Modelo de Qualidade Total, a empresa aumentou este ano os salários, uma vez mais, de acordo com o IPC registado em dezembro, sendo a retribuição anual bruta de entrada para um operador de supermercado de 13.791,61€ com progressão a 18.861,84€, com subsídios de férias e Natal incluídos, aos quais acresce ainda o subsídio de alimentação diário e subsídio de domingos e feriados.

    Além disso, ao salário bruto anual, a empresa acrescenta o prémio por objetivos, logo após o primeiro ano e caso se atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, que corresponde a um salário extra. Este valor ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.

    No balanço de 2023, e em matéria de formação dos colaboradores, é importante destacar que os 110 milhões de euros destinados a consolidar e a melhorar as competências e conhecimento da sua equipa, se concretizaram em mais de 3,4 milhões de horas de formação. Além disso, no universo da empresa, 2.221 colaboradores foram promovidos a postos de maior responsabilidade, prova de que a Mercadona é um projeto empresarial que permite à sua equipa crescer ao ritmo da empresa.

    Trabalhar na Mercadona

    A Mercadona tem uma política de recursos humanos que aposta na estabilidade laboral, na formação e na progressão salarial, mantendo, ano após ano, o compromisso de formar uma equipa focada na excelência e no serviço, altamente motivada e alinhada com a visão da empresa. Para isso, além de um salário atrativo e contrato de efetividade desde o primeiro dia, a Mercadona oferece aos seus colaboradores a possibilidade de evoluírem dentro da empresa, recorrendo a políticas de formação constante e adaptadas ao posto a desempenhar.

    No que respeita ao perfil global da equipa da Mercadona, a maior percentagem de colaboradores (39%) tem idades compreendidas entre os 40 e os 49 anos, sendo que 29% têm entre 30 e 39 anos; 16% têm mais de 50 anos e os outros 16% são jovens até aos 29 anos. Ao ser uma empresa de supermercados, a maior parte da equipa (82%) desenvolve o seu trabalho em lojas, 12% em logística e os restantes 6% em escritórios. E, ainda que 61% do total sejam mulheres, a percentagem de executivas na empresa está a aumentar, atingindo os 47% no fecho do exercício.

    Com mais de 100.000 colaboradores e uma política de recursos humanos comprometida com as pessoas, a Mercadona afirma-se como um lugar para crescer.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Debate sobre Orçamento de Estado 2025 em Lousada

    Diálogo entre líderes e cidadãos em torno das prioridades locais e nacionaisNo dia 16...

    Resumo da jornada das equipas lousadenses

    Na Liga Pro da Associação de Futebol do Porto (AFP), em duelo da 12.ª...

    Vencedores do PIAS já são conhecidos

    Já são conhecidos os projetos vencedores do PIAS – Projeto Inovador de Ambiente e...

    Workshop de Bordados em Felgueiras

    A Casa do Risco esteve presente no Agrupamento de Escolas EB 2,3 de Airães,...

    CONVOCA-ME! em Freamunde foi um sucesso

    Na tarde do passado domingo, os jogadores do Sport Clube Freamunde entraram em campo...