05 fevereiro 2025, 14:56
Mais
    InícioVale do SousaPaços de FerreiraBombeiros Voluntários de Paços de Ferreira celebram 92 anos

    Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira celebram 92 anos

    Published on

    No passado sábado, dia 1 de julho, decorreu uma cerimónia em celebração do 92º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira presidida pelo presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito. O dia foi marcado pela recordação de memórias referentes ao recém-falecido Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, Zeferino Barbosa e, também, por várias condecorações que distinguem os anos de serviço e o trabalho prestado pelos diversos membros do corpo de bombeiros.

    No dia foram distinguidos as bombeiras e os bombeiros do Quadro Ativo com 5, 10, 15, 20 e 30 anos de serviço. Os bombeiros Ana Cruz, Bruna Neto, Pedro Silva e Pedro Moutinho receberam a medalha dos 5 anos de serviço e os bombeiros Vladimiro Pinto e Marina Lopes receberam de 10. Já os bombeiros medalhados pelos seus 15 anos de serviço foram Luís Moura e Hugo Flor. De seguida, o bombeiro Albano Costa foi homenageado pelos 20 anos de serviço e, por fim, Eduardo Carneiro foi homenageado pelos 30 anos ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira. Foi ainda homenageado o antigo presidente da direção Zeferino Barbosa, com a revelação de uma fotografia sua nos quarteis, representado pelo seu filho José Barbosa, o diretor da fanfarra, Gabriel Alves, distinguidos pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha de Dedicação e Altruísmo pelos seus atos e serviços prestados à Causa do Voluntariado e do Associativismo nos Bombeiros e ao comandante, em regime de substituição, António Barbosa, distinguido com a Medalha de Mérito Distrital atribuída pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto por mais de 40 anos ao serviço da corporação.

    No fim da sessão, decorreu um pequeno lanche de convívio entre os bombeiros, as suas famílias e os convidados, para acabar um dia de festividades.

    Em declarações ao Terras do Vale do Sousa e refletindo sobre a maneira como vê os 92 anos desta associação, o comandante em regime de substituição, António Barbosa, refere que estes anos se podem resumir ao “sentimento de entrega à causa “vida-por-vida” e à vontade de ajudar o próximo, seja através do combate de incêndios, ou através do socorro populacional. Cada bombeiro tem um sentido de humanidade que carrega dentro de si e que leva quando a sirene toca”. O segundo comandante afirma que cada membro que por ali passou “carrega um pouco da história desta instituição” e termina, dizendo, que considera “um orgulho pertencer aos Bombeiros de Paços de Ferreira”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Os Expansivos e Virágora atuam em Lordelo

    Fonte: Fundação A LORDNo dia 22 de fevereiro, pelas 21h30, decorre a Noite de...

    PSD Lousada aponta problemas locais na sessão “Lousada, que futuro?”

    O Partido Social Democrata (PSD) de Lousada organizou, no primeiro dia do mês de...

    JSD Paredes: André Ribeiro anuncia candidatura

    André Ribeiro anunciou a candidatura à presidência da Comissão Política da Juventude Social Democrata...

    PCP convoca conferência de imprensa para discutir Plano de Capacitação da ULS do Tâmega e Sousa

    No dia 8 de fevereiro, sábado, realizar-se-á uma conferência de imprensa sobre o Plano...

    Bombeiros com mais direitos e regalias na saúde e na educação

    O parlamento aprovou, na passada sexta-feira, 31 de janeiro, o projeto de lei que...