10 janeiro 2026, 02:06
Mais
    InícioVale do SousaPenafielFNAM EXIGE ACESSO AO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO HOSPITAL DE PENAFIEL

    FNAM EXIGE ACESSO AO PLANO DE CONTINGÊNCIA DO HOSPITAL DE PENAFIEL

    Published on

    A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) quer que o plano de contingência do Hospital Padre Américo, em Penafiel, seja tornado público e conhecido pelos profissionais de saúde, face à pressão registada no serviço de urgência.

    Segundo a presidente da Fnam, Joana Bordalo e Sá, nos últimos dias chegaram a estar cerca de 70 doentes internados sem condições nenhumas nos corredores da urgência, número que entretanto terá descido, mas que poderá voltar a agravar-se nos próximos dias. A dirigente sindical afirma que, apesar de existir um plano nacional, cada unidade deve adaptar e divulgar o seu próprio plano de resposta.

    Em comunicado, a Fnam refere que, apesar de a administração da ULS Tâmega e Sousa ter assegurado, em dezembro, a implementação de um plano de contingência, este continua a não ser conhecido pelos médicos que lidam diariamente com a situação de sobrelotação.

    Contactada pela Lusa, a ULS Tâmega e Sousa reconhece que atravessa “um período de enorme pressão assistencial transversal ao Serviço Nacional de Saúde”, apontou que o “atual volume de afluência e a necessidade de internamento, motivados maioritariamente por infeções respiratórias agudas e descompensação de doença crónica, enquadram-se nos cenários de ativação dos níveis de contingência (níveis 2 e 3) previstos no Plano de Resposta Sazonal de Inverno”.

    “Apesar dos constrangimentos físicos e da sobrelotação, todas as medidas excecionais vão sendo tomadas para garantir a prestação de cuidados, com segurança e dignidade para os doentes que recorrem aos nossos serviços”, garante o conselho de administração.

    Segundo a ULS Tâmega e Sousa, o Plano Sazonal desta unidade está atualmente no nível 3 e, além das medidas previstas neste nível, foram implementadas outras, entre as quais “abertura de Áreas de Contingência através do funcionamento pleno das Unidades de Transição para o Internamento 1 e 2, que representam um reforço de até 66 camas adicionais sob a responsabilidade do Serviço de Medicina Interna”.

    Também está a ser reforçada a capacidade externa, com aumento da contratualização de camas ao setor social e privado para doentes agudos e crónicos, bem como o reforço da hospitalização domiciliária.

    No campo dos recursos humanos, o conselho de administração fala em “reforço das equipas no apoio assistencial no Internamento do Serviço de Medicina Interna, com recurso a médicos de outras especialidades, nomeadamente Pneumologia, Infecciologia, Endocrinologia e Nefrologia, assim como de Enfermagem”.

    Na resposta à Lusa, a ULS Tâmega e Sousa fala ainda e “ajuste da atividade” que se traduz em suspensão temporária da atividade cirúrgica programada não urgente, conforme protocolo de nível 3 “para libertar camas de internamento e equipas para o doente agudo”.

    A ULSTS junta o Hospital Padre Américo (Penafiel), o Hospital de São Gonçalo (Amarante), bem como os centros de saúde, e serve uma população de cerca de meio milhão de pessoas, de 12 Municípios.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    PENAFIEL CELEBRA O ENCONTRO DE CANTARES DAS JANEIRAS 2026

    Penafiel recebe, este domingo, 11 de janeiro, a partir das 14h30, o tradicional Encontro de...

    BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA LIXA ABREM CANDIDATURAS PARA REFORÇO DO CORPO ATIVO

    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lixa deu início a uma nova campanha...

    “ENCONTRO ENTRE NÓS” JUNTOU CERCA DE DOIS MIL SENIORES NO PAVILHÃO ROTA DOS MÓVEIS

    O Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, foi palco, esta quinta-feira, 8 de janeiro,...

    CASTELO DE PAIVA PROMOVE RECOLHA DE RESÍDUOS VOLUMOSOS E RESTOS VERDES

    O Município de Castelo de Paiva está a reforçar o apelo aos munícipes para...

    MUNICÍPIO ADQUIRE IMÓVEL PARA REFORÇAR POLO CULTURAL

    A Câmara Municipal de Lousada concluiu a aquisição de um imóvel situado nas imediações...