Estão abertas até 15 de setembro as candidaturas à II edição do Prémio Dr. Mário Fonseca, promovido pelo Município de Lousada, com o objetivo de financiar um projeto de investigação na área das Ciências da Saúde.
Criado em 2024, este galardão presta homenagem ao médico lousadense que dedicou a vida à medicina e ao apoio clínico aos mais desfavorecidos. O prémio contempla um apoio financeiro no valor total de 30 mil euros, para um projeto com duração de um ano.
Nesta segunda edição, o financiamento é assegurado pelo Município de Lousada (10.000 euros) e pela empresa Soma Group (20.000 euros), ao abrigo do regulamento em vigor.
O vencedor será conhecido em novembro, numa cerimónia pública, e a iniciativa conta com o apoio de várias instituições de renome no panorama científico e médico nacional, como o iBiMED – Universidade de Aveiro, o i3S – Universidade do Porto, o Instituto de Medicina Molecular – Universidade de Lisboa, o IPO-Porto, a CESPU, a LYRIS – Advanced Science School e a Ordem dos Médicos.
A professora doutora Flávia Sousa preside ao júri e o professor doutor Sobrinho Simões é o embaixador do prémio.
Lousada torna-se, assim, a primeira autarquia do país a criar um prémio de investigação nesta área, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento científico e a saúde pública.