No próximo dia 26 de julho, o Parque da Cidade de Penafiel volta a encher-se de alegria, afeto e memórias com mais uma edição do Dia dos Avós, uma celebração que nasceu precisamente neste concelho, graças ao empenho da penafidelense Dona Elisa Couto, responsável por tornar esta data oficial a nível nacional em 2003.
Movida pela vontade de homenagear os avós de todo o país, Dona Elisa Couto lutou incansavelmente até ver o Dia dos Avós reconhecido e inscrito no calendário nacional, fixado em 26 de julho. Desde então, Penafiel tem mantido viva essa tradição, com um evento especial que reúne milhares de avós e famílias, vindos de várias regiões, num ambiente de convívio, celebração e reconhecimento do papel fundamental dos avós na estrutura familiar e social.
A edição deste ano começa às 10h com a iniciativa “Avós em Movimento”, seguindo-se uma missa campal celebrada por D. Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto. Ao longo do dia, os visitantes poderão contar com rastreios de saúde, uma exposição de carros clássicos, momentos de animação e música popular portuguesa, um mega piquenique, entre outras atividades preparadas especialmente para celebrar os avós.
Num dia dedicado aos pilares da família, Penafiel volta a afirmar-se como o verdadeiro berço do Dia dos Avós, mantendo vivo o carinho, dedicação e reconhecimento por todos aqueles que são exemplo de sabedoria, ternura e amor incondicional.