No dia 17 de abril, quinta-feira Santa, as Endoenças de Entre-os-Rios voltam a iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro com milhares de velas. Este evento secular, com mais de 300 anos de história, atrai todos os anos milhares de visitantes.
A celebração começa às 20h, na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor, seguida da procissão do Senhor dos Passos, acompanhada pelos tradicionais “Barcos de Fogo”. A procissão segue em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde será celebrado o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
No dia 18 de abril, sexta-feira, a Procissão do Enterro do Senhor faz o percurso inverso, retornando à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.
O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, sublinhou que as Endoenças são “um dos momentos mais profundos da nossa vivência coletiva, uma tradição que atravessa séculos e mantém-se viva graças à fé e à dedicação da nossa comunidade”.
Classificada como Património Cultural Imaterial desde 2015, as Endoenças iluminam a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no Marco de Canaveses, o lugar de Entre-os-Rios, em Penafiel, e o lugar de Boure, em Castelo de Paiva. A celebração remonta à tradição de indulgência da Sexta-Feira Santa, que, ao longo do tempo, passou a ser associada à Quinta-Feira Santa.
fotografia: Câmara Municipal de Penafiel