O concelho de Lousada assinalou o 50.º Aniversário dos 25 de Abril com diversas atividades. Na quarta-feira, 24 de abril, foi apresentado o espetáculo “Cartas de Amor”, com Maria Elisa Domingues e Virgílio Castelo, no Auditório Municipal.
No dia 25 de Abril, feriado nacional, as cerimónias tiveram início às 10h com o hastear das bandeiras que contou com a atuação da Banda Musical de Lousada, junto ao edifício dos Paços do Concelho. Seguiu-se, na escadaria dos Paços do Concelho, onde foi declamada a “Proclamação ao povo de Lousada pelo Dr. Abílio Moreira”, por Fernando Soares.
Posteriormente, assistiu-se ao descerramento de uma placa evocativa dos 50 anos do 25 de Abril, na Praça Dr. Francisco Sá Carneiro. A Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril realizou-se, depois, no Auditório Municipal de Lousada.


A tarde foi dedicada ao Festival Concelhio de Folclore, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com a participação dos vários grupos do concelho.
Também alusivo às comemorações do 25 de Abril, o Monumento em Memória de Todos os Soldados de Lousada que morreram ao Serviço de Portugal, foi embelezado com dois vasos com cravos vermelhos.


Numa iniciativa dos lousadenses Veteranos de Guerra Combatentes no Ultramar, no monumento, situado na rua de Santo André, junto à EB 2/3 de Lousada, assinalou-se assim uma homenagem a todos os lousadenses que perderam a vida “ao serviço da pátria”. Segundo, a Delegação da Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra (APVG) de Lousada, 34 jovens lousadenses morreram em combate.