O município de Paredes elegeu os dias 19 a 23 de fevereiro para assinalar a “Semana da Sustentabilidade”. Durante a semana, o concelho teve um vasto programa relacionado com questões sobre de sensibilização relacionadas com o equilíbrio e a preservação ambiental do Planeta.
O município paredense explica que a “Semana da Sustentabilidade” visa envolver a comunidade escolar e a população em geral e, por isso, estabelecimentos escolares e paredenses foram “convidados” a participarem nas atividades.
O programa, “abrangente”, segundo o vereador do ambiente do município de Paredes, tem o “propósito de informar os jovens, consciencializar e incentivá-los a contribuir para um futuro ambiental mais sustentável”.
A “Semana da Sustentabilidade” serve também para que “sejam colocados em prática os objetivos traçados no Pacto de Autarcas e no Plano de Ação Climática de Paredes”, informa o município paredense.
A semana começou com uma limpeza de areal e zona dunar da praia da Aguda, seguida de visita à Estação Litoral da Aguda. Os resíduos recolhidos nesta ação de limpeza da praia serão utilizados como matéria-prima para o workshop “Arte e Criatividade Circular” que irá decorreu no dia 20 de fevereiro, no Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), em Lordelo.
A tarde do dia 21 será preenchida com a plantação de espécies autóctones, em Baltar, na zona envolvente ao Kartódromo e troço da passagem do Rally de Portugal, em Baltar/Paredes. Esta ação de reflorestação insere-se no plano da política ambiental do Rally de Portugal que prevê um programa de compensação de emissões de gases com efeito de estufa, promovendo ações de plantação de espécies autóctones nas zonas envolventes ao evento.
No dia 22, um grupo de alunos visitará o Laboratório da Paisagem, em Guimarães. Para o dia 23 de fevereiro, está agendada uma conferência intitulada “Visão para um Futuro Sustentável”.