O conto “Ora bom dia”, do paredense Jorge Moreira valeu-lhe o Prémio Literário Luís Vilaça, em Lisboa, no passado dia 16 de novembro, pouco mais de meio mês depois de ter sido o vencedor do Prémio Literário António Mendes Moreira, com o conto “Lonjura”, no final do mês de outubro.
Na história “Ora bom dia”, que foi publicada em livro na coletânea de contos do Prémio Literário Luís Vilaça, a cronologia do conto viaja entre o Ultramar e os dias de hoje, onde “a dor da guerra é subjugada ao calor humano e ao valor da língua portuguesa como arma de união”, explica em comunicado. Já no conto “Lonjura” a inspiração foi a avó do autor e “os tempos de antigamente”, de acordo com um comunicado de imprensa. A letra da música “Desfolhada” foi, ainda, desconstruída para ritmar a história, que conta com traços de humor e reflexões.
O primeiro romance de Jorge Moreira, foi publicado em 2022, pela chancela da Editorial Novembro e tem como título “o homem que diminuía”. O livro encontra-se disponível para aquisição nos locais habituais. Também poderá consultar algumas partes do livro através do instagram do autor aqui: https://www.instagram.com/jorgefrmoreira/