O “Centro Interpretativo de Pombeiro” será inaugurado hoje, pelas 14h, em Felgueiras. O projeto reflete o trabalho de revitalização e reabilitação realizada nos últimos anos neste monumento nacional.
O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro vai dignificar a denominação de “Joia do Vale do Sousa”, com a realização de ações e eventos que juntarão representantes de vários municípios e organizações institucionais.
A iniciativa da DGPC-DRCN, que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Felgueiras, propõe-se a transformar este monumento num polo de dinamização artística e cultural do Vale do Sousa.
“Ainda durante o dia de hoje, decorrerá a assinatura do protocolo quadripartido para a gestão deste monumento, envolvendo a Direção Regional de Cultura do Norte (DGCR), a Associação de Municípios do Vale do Sousa – Rota Românico, a Fábrica da Igreja de Santa Maria de Pombeiro e a Câmara Municipal de Felgueiras”, afirma a autarquia em comunicado.
O protocolo trará mais competências e responsabilidades a Felgueiras, como a “definição da programação cultural conjunta com o propósito de valorizar o monumento como elemento enriquecedor do património cultural nacional e central na estratégia turístico-cultural da região”, a aproximação “entre as partes na partilha de responsabilidades de dinamização turístico-cultural do monumento” e pretende, ainda “estabelecer as normas de gestão e dinamização turístico-culturais a empreender pelas entidades, implementando uma prática de trabalho colaborativo”, lê-se em comunicado.
A 1.ª reunião de Certificação dos Caminhos de Santiago – Caminho de Torres, da responsabilidade da CIM Tâmega e Sousa, também se realizará e contará com a presença de 15 representantes de municípios das 5 CIM’s envolvidas neste projeto do “Caminho de Torres”, e a Turismo do Porto e Norte, E.R.
O executivo municipal realizará, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, a reunião de câmara que decorrerá em paralelo com as diversas ações.