Uma aparatosa perseguição policial em Castelo de Paiva terminou, este sábado à noite, com o internamento em psiquiatria do automobilista, o youtuber “Guita Pimpolho”, que fugiu à GNR ao longo de 70 quilómetros, com uma condução perigosa, adianta o Jornal de Notícias.
Segundo foi possível apurar, pelo JN, “o incidente deu-se pouco antes das 21h. Ao posto da GNR local, tinha chegado, pelas 18h50, uma comunicação a dar conta de uma viatura (um Mazda MX-5) estacionada numa zona perigosa na variante da Estrada Nacional 222, que se encontrava com muito fumo”.
Os militares deslocaram-se para o local, mas, quando o condutor se apercebeu da presença da GNR, iniciou a marcha, sem que os guardas o tivessem sequer abordado, e fugiu a alta velocidade, partindo os pinos de separação da via.
Durante a fuga, que durou cerca de 1 hora e 40 minutos, ao longo de 70 quilómetros, o indivíduo “deu algumas voltas” por várias localidades do concelho, provocando estragos e colocando em risco quem circulava na estrada. Perseguido por quatro patrulhas (duas de Castelo de Paiva, uma de Arouca e outra de Canedo), passou semáforos vermelhos, galgou passeios e circulou em contra-mão em rotundas.
O automobilista – o youtuber Luís Carlos, conhecido pelo nome “Guita Pimpolho”, antigo participante do programa “Ídolos”, da SIC – acabou por ser detido pelos militares por condução perigosa, junto ao Cais de Boure, também em Castelo de Paiva, numa altura em que um das jantes traseiras já não tinha pneu. Levado para o posto da GNR local, alegou ter tomado comprimidos e bebido álcool, mas o teste de alcoolemia deu negativo, não confirmando a versão.
Por apresentar sinais de estar “descompensado”, o condutor acabou por ser levado para o Hospital de São João, no Porto, tendo mais tarde sido encaminhado para o serviço de psiquiatria do Hospital de Magalhães Lemos, afirma, por fim, o JN.