22 julho 2024, 12:06
Mais
    InícioVale do SousaLousadaRecinto repleto com milhares orgulhosos em Nevogilde

    Recinto repleto com milhares orgulhosos em Nevogilde

    Published on

    “Começamos os 10 e vamos ser sempre os 10”, são estas as palavras que se ouvem, em uníssono, por parte do grupo de festeiros responsáveis por organizar as Festas em honra de Nossa Senhora D’ Ajuda 2023, em Nevogilde, também conhecidas como “Orgulhosas”. Joaquim Ribeiro, presidente da comissão de festas, André Pacheco, secretário, Hélder Magalhães, tesoureiro, Paulo Freire, Miguel Dias, Daniel Magalhães, Hélder Martins, Hélder Bessa, Micael Silva e José Lopes chegam ao final dos 5 dias de festança com o coração “repleto de orgulho e felicidade com os resultados obtidos”.

    A aventura destes 10 amigos que levam a freguesia de Nevogilde no coração, começou no ano passado, quando a antiga comissão os votou para assumirem a enorme responsabilidade em 2023. Os 10 assumiram e “pegaram na festa”. Assim, começou um ano de muito trabalho e dedicação às Festas da Senhora D’ Ajuda, que só terminou na passada segunda-feira e “não foi nada fácil”. “Durante o ano fizemos muitos eventos na expetativa de angariar dinheiro. Desde a “cagada da vaca”, à tradicional festa da francesinha. Este ano apostamos em dois novos eventos que foram o passeio de motas e o “track day”, conta o presidente Joaquim Ribeiro, que acrescenta “esta é uma festa muito grande que já passa dos 200 mil euros, por isso o nosso trabalho e afinco são ao mais alto nível”. E facto é, que este grupo tanto trabalhou, que o “dinheiro não só chegou, como até sobrou”. “Para mim foi uma das festas mais bonitas dos últimos anos, mas sou suspeito”, refere o presidente, entre risadas.

    A Senhora D’ Ajuda, padroeira da paróquia, tem uma história muito antiga e é uma santa que ajuda muita gente. Foi enfeitada com flores verdes e azuis em formato de coração, na opinião de muitos foi “ o andor mais bonito da procissão” e desfilou emocionando muitos dos fiéis que viram a santinha passar. A festa iniciou-se na noite da passada quinta-feira, 24 de agosto, com uma Praça de Dj´s e regressou na sexta-feira com um desfile dos Bombos de São Veríssimo de Nevogilde, uma nova aposta que a comissão de 2023 decidiu fazer. “Quisemos investir no grupo da freguesia”. A banda Songs & Dreams atuou antes da primeira sessão de fogo de artificio das Orgulhosas, a que se seguiu um concerto dos 4 Mens. O dia de sábado começou cedo com um desfile do Grupo de Bombos de São Veríssimo, que percorreu a paróquia. Já a noite contou com a atuação da Banda Sertaneja Zé Augusto e Rafael, seguida do artista angolano Matias Damásio que levou milhares de foliões ao recinto. A festa não contou, apenas, com um ponto alto, mas com vários e o domingo é sempre um dos dias mais esperados. Começou com a entrada das bandas musicais de Lousada e Flor da Mocidade Junqueirense, que também participaram na procissão. O desfile religioso em honra da Senhora D’ Ajuda saiu da capela com o mesmo nome e encheu por completo as ruas de Nevogilde tendo durado mais de uma hora. À frente seguia a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Entre os Rios e o grupo de bombos local. De seguida vários andores de santinhos de devoção dos fiéis saíram pelas ruas enfeitados e acompanhados por várias figuras religiosas personalizadas nos cidadãos. A comissão de festas, vestida de azul, seguia quase no final do desfile e agraciou todos com a sua presença. Dada por finalizada a procissão, as Orgulhosas foram ainda palco de um pedido de casamento de membros do Grupo de Bombos de São Veríssimo, ao que a noiva disse “sim” e o jovem casal foi aplaudido por todos.

    O cabeça de cartaz da festa, David Carreira, atuou no domingo à noite e como já é tradicional por parte da “família Carreira”, levou milhares ao recinto e fez a freguesia vibrar a casa música. O último dia de festa contou com uma atuação de Freestyle com Rui Armada, que se seguiu da entrega de testemunho à nova comissão e da já tradicional sardinhada. As marchas alegóricas decorreram à meia noite e foram o culminar de toda a alegria e orgulho sentido nestes últimos dias.

    Por fim, o presidente da comissão, Joaquim Ribeiro, deixa uma palavra de gratidão a todos os cidadãos, referindo que “é a freguesia que faz a festa” e que sem os seus conterrâneos nada seria possível, ao que os mesmos referem “as festas de 2023 foram um sucesso”, visivelmente felizes.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    XVII ENCONTRO MOTARD – ESCAPE LOUSADA 2024

    Este sábado decorreu mais um dia do Escape Lousada, um dia marcado pela demonstração...

    Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Comemora 34º Aniversário

    A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, ACR, celebrará o seu 34º Aniversário...

    Detidos por tráfico de estupefacientes em Paredes

    O Comando Territorial do Porto da (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

    Incêndio deflagrou em Canelas

    Um incêndio deflagrou, na quinta-feira de 18 de julho, num amontoado de lenha situado...

    Idosa perde a vida em acidente

    Uma mulher de 81 anos faleceu na manhã de quarta-feira, 17 de julho, após...