O projeto Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar (PLEEPE) está a ser “implementado junto dos alunos mais pequenos e tem como objetivo estimular e promover competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita antes da entrada para a escolaridade básica através de uma intervenção multinível”, informa a Câmara Municipal de Lousada.
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A autarquia explica que a intervenção “precoce no pré-escolar pretende contribuir para aumentar o sucesso escolar no 1.ºciclo, com o apoio de técnicos especializados”.
No ano anterior, participaram no projeto 54 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas e 367 crianças, com idade entre os cinco e os seis anos, frequentadoras dos jardins-de-infância.
Depois de dois anos de implementação, “os resultados obtidos realçam a eficácia e relevância da intervenção universal, desenvolvida pelas educadoras de infância, bem como a pertinência de respostas complementares, ajustadas às caraterísticas e desempenhos das crianças, que necessitam de maior estimulação nas competências de literacia emergente”, comunica o município.
O programa vai manter-se, em regime de coadjuvação, “todas as crianças que frequentam o pré-escolar usufruem da atividade física, com o objetivo de desenvolver a motricidade grossa, estimulando o desenvolvimento cognitivo e psicomotor”, acrescenta a autarquia.