20 julho 2024, 19:52
Mais
    InícioCasos de PolíciaCampanha “Taxa Zero ao Volante” fiscalizou condutores com álcool

    Campanha “Taxa Zero ao Volante” fiscalizou condutores com álcool

    Published on

    As autoridades vão levaram a cabo uma operação que visa fiscalizar os condutores e alertá-los “para os riscos da condução sob a influência do álcool”. A campanha “Taxa Zero ao Volante” foi realizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP e fiscalizou os condutores, entre 17 e 23 de agosto.

    Em comunicado, a GNR referiu que a ação está inserida no Plano Nacional de Fiscalização e teve especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário, de forma a contribuir para “a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros, por parte dos condutores, no que diz respeito à condução sob a influência do álcool”. As ações ocorreram em simultâneo com operações de fiscalização em várias regiões do país e, na região, incidiram na A4 – Praça das Portagens de Amarante, sentido Porto-Amarante.

    Segundo a GNR, “um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2g/l”. A mesma força de segurança acrescenta que “vários estudos científicos demonstram que conduzir sob a influência do álcool causa várias perturbações, designadamente ao nível cognitivo e do processamento de informação, bem como alterações na capacidade de reagir aos imprevistos e descoordenação motora”, salientando que “o álcool também diminui o campo visual”.

    As autoridades recordam que “a condução sob a influência do álcool é um risco para a sua segurança e dos outros e que com uma taxa de álcool no sangue de 0,5g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Publicidade

    mais recentes

    Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Comemora 34º Aniversário

    A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei, ACR, celebrará o seu 34º Aniversário...

    Detidos por tráfico de estupefacientes em Paredes

    O Comando Territorial do Porto da (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

    Incêndio deflagrou em Canelas

    Um incêndio deflagrou, na quinta-feira de 18 de julho, num amontoado de lenha situado...

    Idosa perde a vida em acidente

    Uma mulher de 81 anos faleceu na manhã de quarta-feira, 17 de julho, após...

    Lousada lidera plantação de árvores em Portugal

    O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional na plantação de árvores, no...