A freguesia de Vilela, no concelho de Paredes, volta a recuar no tempo com mais uma edição da Vilela Medieval, a realizar-se nos próximos dias 9 e 10 de agosto. O evento, que já é uma referência cultural na região, promete dois dias repletos de história, tradição, animação e recriação da vida na Idade Média.
Este ano, o certame decorre sob o mote “O Início”, com o simbolismo de marcar uma nova etapa na evolução do evento. O objetivo passa por, em futuras edições, mudar o cenário da feira para o Mosteiro de Vilela, um espaço carregado de história e significado. No entanto, a edição de 2025 continuará a ter lugar no parque junto ao Centro Escolar de Vilela, local habitual das últimas realizações.
A Vilela Medieval volta a oferecer aos visitantes um ambiente imersivo, com mercado medieval, figurantes trajados a rigor, artesãos, tasquinhas, música da época e animação itinerante, num verdadeiro regresso às origens que une a comunidade e atrai visitantes de toda a região.
Com entrada livre, o evento convida todos a participar nesta viagem ao passado, numa celebração da identidade e memória histórica de Vilela.