O jovem Miguel Pacheco, natural e residente em Paços de Ferreira, foi o representante de Portugal na XX Edição do programa “Jovens Líderes Ibero-Americanos”, uma iniciativa promovida pela Fundação Carolina — entidade ligada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação de Espanha — em parceria com o Santander Universidades.
O prestigiado programa, que decorreu nas cidades de Madrid, A Coruña e Bruxelas, reuniu 25 jovens líderes oriundos da América Latina, Espanha e Portugal, proporcionando-lhes uma experiência única de contacto direto com instituições europeias e ibero-americanas, e de reflexão sobre os desafios geopolíticos atuais.
A agenda incluiu momentos de grande relevância, como uma audiência com Sua Majestade, o Rei Filipe VI de Espanha, visitas ao Conselho de Estado e ao Congresso dos Deputados, em Madrid, e ainda encontros com instituições europeias em Bruxelas, nomeadamente a Comissão Europeia, o Serviço Europeu de Ação Externa e o Parlamento Europeu. Um dos pontos altos foi a visita à sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), onde os jovens participaram numa conferência sobre segurança e cooperação internacional.
Ao longo do programa, os participantes refletiram sobre o papel de Portugal e Espanha na promoção da América Latina, tanto nas respetivas políticas externas como no contexto da política externa da União Europeia.