25 julho 2024, 20:38
Mais
    InícioVale do SousaFelgueirasFelgueiras não quer aterro sanitário

    Felgueiras não quer aterro sanitário

    Published on

    A Câmara Municipal de Felgueiras emitiu um comunicado depois sido conhecida a intenção da Câmara Municipal de Fafe de construir um aterro sanitário na freguesia “vizinha” à freguesia de Jugueiros, em Felgueiras. Segundo as notícias vindas a pública, a intenção passa por uma alegada construção de um aterro sanitário no concelho de Fafe, a menos de 100 metros do limite norte da freguesia de Jugueiros. Assim, o Partido Social Democrata (PSD) deste concelho veio “exigir explicações” quanto à construção desta infraestrutura e esclareceu que “não tínhamos conhecimento prévio desse assunto, apesar de saber que este tema já é debatido na Associação de Municípios do Vale do Ave desde 2003”.

    Em comunicado, o PSD Felgueiras começa por explicar que “a Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA.) para a instalação de um aterro sanitário, que se traduzirá num impacto ambiental negativo evidente, afetando parte da fauna e flora natural do nosso território, além de todas as consequências negativas de desflorestação, ruído, odores e poluição dos subsolos”. Face a esta situação, o partido alerta para a falta “de estudos atuais de impacto ambiental que comprovem a validade da escolha deste território”. Apesar do aterro, alegadamente, vir a ficar localizado em Fafe, irá ficar situado na encosta da montanha virado para a freguesia de Jugueiros (Felgueiras), o que poderá levar a população da freguesia de Jugueiros a ficar exposta “a sacrifícios que não podemos aceitar”, refere no mesmo documento. “O PSD Felgueiras rejeita de forma veemente que a freguesia de Jugueiros seja “povoada” numa das suas encostas contíguas por toneladas de lixo doméstico, exposta aos maus cheiros, a pragas de insetos e rastejantes que irão invadir o nosso território”.

    Por último, o partido refere em comunicado a exigência das “devidas diligências junto da Câmara Municipal de Fafe, da RESINORTE, da CCDR-N, da Comunidade Intermunicipal do Ave, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Ministério do Ambiente”. Acrescenta que, depois de tomar conhecimento “com surpresa” da situação, a Câmara Municipal de Felgueiras demonstra “preocupação a respeito da “possível” intenção da Câmara Municipal de Fafe em construir um aterro sanitário na freguesia contígua à freguesia de Jugueiros”.

    A Câmara Municipal de Felgueiras termina assegurando que “vai manter a população de Felgueiras informada de maneira séria, transparente e oportuna”.



    Essa página é exclusiva para Assinante. Faça login ou torne-se uma assinante para ler a notícia completa.

    Login ASSINE JÁ

    Publicidade

    mais recentes

    Reunião entre GNR, Município de Lousada, Comissão de Festas e Bares termina com resultado positivo

    Nesta manhã, uma reunião entre a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Município de Lousada,...

    Descida da imagem do Senhor dos Aflitos em Lousada

    A cerimónia da descida do Sr. dos Aflitos aconteceu, esta tarde, dia 25 de...

    Maria Jorge Nomeada para os Globos de Ouro pela Peça “Remédio”

    Maria Jorge, atriz lousadense, recebeu uma nomeação inédita para os XXVIII Globos de Ouro...

    Câmara Municipal de Lousada anuncia medidas para controlar ruído durante as Grandiosas

    Em resposta às reclamações de moradores sobre o ruído gerado pelas festas que se...

    Festival da Francesinha animou Praça das Artes em Felgueiras

    A Praça das Artes em Felgueiras recebeu, entre 18 e 21 de julho, o...