O Tâmega e Sousa deu um passo estratégico no reforço do seu ecossistema de inovação com o lançamento da TAMS’TechValley, uma incubadora tecnológica criada pelo Conselho Empresarial da região (CETS). Apresentada oficialmente a 5 de maio, esta estrutura pretende acelerar a criação e crescimento de startups e ideias de base tecnológica, contribuindo para a transformação digital e o desenvolvimento económico local.
Projetada para acolher projetos em diferentes fases — da pré-incubação à aceleração —, a TAMS’TechValley vai oferecer apoio especializado, acesso a mentores, formação e ligação a redes de investimento. A aposta passa também por aproximar o setor empresarial tradicional da nova geração de empreendedores, estimulando a colaboração em áreas como digitalização, energias renováveis, inteligência artificial e indústria 4.0.
Financiada no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a iniciativa insere-se no programa nacional “Vales Incubadoras e Aceleradoras”, que visa reforçar a coesão territorial e capacitar regiões com menor densidade de infraestruturas tecnológicas.
Com este novo polo de inovação, o CETS quer posicionar o Tâmega e Sousa como um território atrativo para quem pretende desenvolver soluções disruptivas, ao mesmo tempo que promove a valorização do conhecimento e a competitividade da região. Nos próximos dias, serão divulgadas as condições de participação e calendário de atividades, através dos canais digitais da organização.